terça-feira, 4 de agosto de 2009

Habemus treinador !!!!!!

A goleada contra o Cruzeiro é díficil de ser avaliada. Alguns torcedores pessimistas podem dizer que as 2 justas expulsões do time mineiro mascararam a atuação, outros mais passionais ficaram entusiasmados com o resultado elástico. Fugindo da minha característica, vou tentar ser equilibrado. Claro que enfrentar um time com 9 jogadores durante quase todo o segundo tempo simplifica a partida, mas não podemos tirar os méritos da equipe que teve tranquilidade para virar o placar adverso. Porém, entendo que o grande responsável pela vitória estava no banco de reservas, Sir Paulo Autuori.

A casamata gremista foi exorcizada. Melhor do que uma boa lavagem de sal grosso é a presença de um treinador inteligente e ousado na beira do gramado. Acabou-se o tempo em que "aquele técnico" (pronunciar o seu nome dá azar) trocava jogadores da mesma posição somente aos 30 minutos do segundo tempo. No domingo, face a vantagem no contingente, Sir P.A. não titubeou e trocou um lateral por uma promessa de meia-atacante. Poderia ter dado errado, mas pelo menos o Professor ousou. É isso que o torcedor gremista espera... QUE TENGAN HUEVOS !!!

A cada dia o Manager comprova que os 2 meses de espera (assumo que fui contra) pela sua liberação valeram a pena. Hoje, perguntado sobre possíveis contratações, Paulo Autuori declarou o seguinte:

– Não vou aceitar qualquer jogador. Se for assim, aposto nos da casa. Jogador que vier tem que vir para jogar. Tem que dar salto de qualidade. Se pudermos trazer jogadores que nos ajudem nisso, aí queremos.

Parece uma opinião óbvia, que esbravejamos nos debates pós-jogos do Cavanhas, mas que raramente escutamos da boca de um treinador de futebol disposto a fazer média com a diretoria. A sinceridade do treinador mostra que se não existe comando na direção do clube, pelo menos no vestiário gremista sabemos quem manda. Depois de um longo e tenebroso inverno, há vida inteligente no banco gremista.

LOUVADO SEJA SIR PAULO AUTUORI !!!!

5 comentários:

Luiz Fernando disse...

perfeito, kbecinha!!!

Temos treinador! Um cara de opiniões firmes e, principlamente, transparentes! Basta ver que ele põe o dedo na ferida, seja quando fala em contratações ou quando se refere às expulsões ridículas que prejudicam o próprio time.
O cara não é muito de rodeios, vai direto ao ponto (com um pouco de filosofia, para o deleite do Amarante), sem ter a perda de humor natural de outros treinadores.
Mas futebol é troca de experiência (frase a "la tite"), de sorte que o Grêmio tem aprendido muito com o P.A., especialmente no que tange à ousadia, ao toque de bola e À prática de um futebol mais qualificado.
Agora, é hora do Sir. P.A. aprender com o Grêmio. Aprender que fazer falta não é feio, sendo parte do jogo; aprender que jogar fechado fora de casa explorando os contra-ataques não faz mal a ninguém, antes pelo contrário; aprender que jogar bola é importante, mas que o carrinho e o bico pra frente devem ser valorizados.
Se o GFPA e Sir P.A. souberem aprender um com o outro (e a direção trouxer bons reforços), poderemos sonhar com novo tempos de glórias e conquistas.

abraço

Jabba disse...

Não vou fazer muitos elogios ao P.A. porque elogiar técnico é só para morder a língua depois, mas concordo em tudo com o Athos, treinador (e o time) tem que ter huevos. Contra 9 tem que ir para cima e golear.
E quanto a jogar fora de casa, o próprio Autuori fez a melhor análise, logo ao chegar, quando constatou que não tinha nenhum lateral/meia/atacante de velocidade no grupo. Não tem como contra-atacar com estes jogadores que temos, os meias só sabem conduzir a bola e os atacantes são de aréa, não são velocistas (o Herera faz correria, mas é lento também) e os laterias não existem. Alguém me diz como se faz para contra-atacar assim? Por isso que acho que fora de casa temos que jogar igual aos jogos em casa, com a mesma vontade e fazendo faltas, pombas.

Luiz Fernando disse...

Sem dúvida precisamos de gente com velocidade (e isto o blog fala faz tempo)....mas isso é com a diretoria.
Eu apostaria no Douglas, que, dentro do q temos, é o mais veloz.
FAzer falta é necessário. Vontade, idem. Mas não temos time p repetir fora o que fazemos no Olímpico, leia-se: ir para cima do adversário.

amarante disse...

Concordo com os elogios ao autuori, mas torço por uma maior identidade dele com o Gremio. É aquilo que o Luis fernando disse: autuori e gremio tem que aprender um com o outro. Ele tem que combinar seu conhecimento de futebol com a escola gremista. Então, acho que pode dar certo, inclusive na formaçao de atletas.

Jéura disse...

Sempre achei que a diretoria tomou a decisão certa na hora errada em relação ao Autuori. Perderíamos a Libertadores de qualquer jeito, independentemente do técnico, com o time que tínhamos. Mas o casamento GrÊmio/Autuori, a longo prazo, pode dar muito certo: aliando o espírito competitivo do GrÊmio, a inteligência do Autuori (estrela de vencedor ambos têm), e qualidade no elenco, voltaremos a ganhar títulos a partir do ano que vem, já que este tá perdido...