sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Valeu!




O futebol comporta ditos próprios e muito interessantes. Dentre eles, destaca-se a correta afirmação de que: "Prefiro ganhar jogando mal a perder jogando bem!".

Esta pérola da filosofia de bar geralmente é enaltecida após partidas em que nosso time ganha de 1x0, com gol chorado, após passar os 90 minutos tomando sufoco do adversário. E como é bom ganhar jogando mal! É o supra-sumo da superação! É a prova máxima de que um time tem estrela!

Todavia, seria uma ingenuidade pornográfica pensar que um time pode ser campeão jogando todas as partidas mal! Ainda mais em um campeonato de pontos corridos. Nestes certames de larga distância é necessário apresentar um futebol bem jogado*, consistente e competitivo.

E é por isso que saúdo a partida de ontem. O resultado, visto isoladamente (empate com o líder, fora de casa), foi bom. Todavia, em face da nossa atual campanha fora do Olímpico, a vitória se fazia necessária. Ou, como disse Sir P. A., logo após o jogo: "É bom, mas não o suficiente."

Mas, independente do aludido resultado, que, repito, não pode ser considerado ruim, o jogo valeu pela atuação. Ficou a idéia de que o time pode jogar bem fora de casa, inclusive dominando o adversário. Faço, aqui, em nome da humildade que deve reger os debates de alto nível, minha retratação pública, conferindo razão ao Sir P. A. e ao Jabba, que defendem a idéia de que é possível ao Grêmio jogar fora de casa da mesma forma com que atua no Monumental.

Além da consistência tática apresentada, o time apresentou outros pontos que merecem ser ressaltados:

1º - dentro da idéia de que "é o que temos para o momento!", Jadílson tem que pegar o lugar do F. Santos. Não é a oitava maravilha do mundo, mas é um jogador mais elétrico que o Fábio, ou, nos dizeres do professor Ruy: "trata-se um jogador mais 'insinuante' ".

2º - ontem Maxi foi realmente o que se espera dele. Além do gol - coisa que nós já sabemos que ele sabe fazer -, o cara fez parede, incomodou a defesa deles e brigou por todas as bolas.

3º - Douglas ainda não foi o substituto do C. Ronaldo, como alertam alguns tablóides ingleses. Mas, ainda assim, deve ser mantido no time. O guri tende a crescer e, em alguns lances, já demonstra que conhece o metiê.

4º - o gol de ontem escancara ainda mais a necessidade de velocidade no time! Em uma das poucas jogadas em que fomos velozes (velozes ao bater a falta; velozes ao escapar pela ponta; velozes ao se antecipar ao zagueiro e fazer um gol típico de contra-ataque), conseguimos fazer o gol de empate, deixando atônita não só a defesa do Palmeiras, como a torcida presente no Palestra e o próprio câmera da Sporttv. Direção: por favor!!! No futebol de hoje, velocidade é ingrediente indispesável ao sucesso de um time!

Enfim, poderíamos ter ganho. Aliás, o justo seria a vitória gremista. Mas, com diz outro dito do linguajar futebolês: "Futebol não tem justiça!"

Fica o alento da boa atuação e a esperança de que o time tenha encontrado a forma correta de atuar fora de casa. Se isto se confirmar, resta-nos apenas reprisar o Sir P. A.: "A vitória ocorrerá naturalmente."

Vamô, vamô, tircolor!!!!


* futebol bem jogado não se confunde com firulices, drible da foca, pedaladas e outros institutos próprios daquele esporte que o pessoal praiano pratica nos países tropicais!

2 comentários:

amarante disse...

Disse tudo dr.,
nossa atuação foi alentadora. Mesmo assim, e pessimista que sou, não deixo de lado os primeiro 30 min que fomos amassados pelo palmeiras. Antes do 1 a 0 o time paulista tinha tido no mínimo 3 oportunidades claríssimas. Até os primeiros 30 min foi vexame.
O que fez a diferença foi que no primeiro ataque fizemos o gol, algo que não aconteceu em outros jogos. Isso alterou a postura dos times. O palmeiras se desorganizou e o gremio ganhou em ofensividade com o jadilson.
Outra coisa, pra mim esse negócio de jogar fora da mesma forma que se joga em casa é uma concepção ingenua e utópica. Nossa postura dentro de casa não depende só de nós mas do adversário que já vem contido. Fora é o contrario. Fora de casa tem que arrefecer o ímpeto do adversário mostrando que pode chegar no contra-ataque e ser efetivo.
Sobre as individualidades:
douglas costa foi discreto, mas deve ter sequencia.
Adilson muito bem. Tulio foi bem no meio e melhor ainda no lado direito.
Jadilsón é o dilema: Se estiver em campo tem que haver alguem pra dar cobertura. Foi o que ocorreu com a entrada do Rafael marques. Com isso tcheco recuou e cansou.

Kbecinha disse...

Como não consegui assistir a partida, me baseio nos relatos de vcs. Acho que temos que esperar mais o jogo fora de casa e só sair na boa. Isso não quer dizer que temos que nos retrancarmos e passar sufoco, mas ter a posse de bola, trabalhar o jogo e achar espaço (jogo irritante no estilo Parreira).