quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Valeu, Capitão!


Prezado, Tcheco!

Em primeiro lugar, obrigado por tudo!

Sábias são as pessoas que entendem que tudo tem um ciclo! Sábio foste tu, que percebeste esta grande lição e compreendeste que é momento de dar chance aos mais novos*, até como forma de prestigiar o bom e novo trabalho realizado nas categorias de base do Grêmio (e aqui abro um parênteses para uma observação: Douglas Costa jogou bem - e muito bem! - ontem!).

Foste a pessoa certa, no momento errado. Chegaste ao imortal numa fase difícil, de escassez de recursos e de títulos. Pegaste o time recém chegado das trevas e ajudaste a levá-lo à final de "LA COPA".

Essa situação te prejudicou muito, indubitavelmente! Quiçá tivesses jogado naquela equipe do Felipão e serias mais um dos grandes levantadores de taça do imortal tricolor. Não tenho dúvidas da tua capacidade, embora muito tenha me irritado com algumas de tuas atuações . Mas quão limitado sou eu, ao não perceber o enorme fardo que carregaste, assumindo a condição de líder de equipes com pouca suficiência técnica. Quão limitada a minha compreensão, ao não observar que os teus melhores momentos ocorreram quando jogaste ao lado de atletas de ótimo nível, que dividiram contigo a tarefa de ser o expoente do grupo.

Mas tudo bem, Capitão! Mesmo sem os importantes títulos e mesmo com as constantes críticas, fica um sentimento: o de que valeu a pena! Vá tranqüilo, pois as portas estarão sempre abertas! Quem sabe um dia tu ainda retorne, como treinador, gerente de futebol ou, até mesmo, cartola, eis que teu gremismo restou plenamente demonstrado por essa grande reflexão:

"- Nunca vi uma equipe ser vice-campeã e o estádio inteiro aplaudir de pé, como foi no ano passado. É um exemplo que posso citar. Foram jogos marcantes, como os da Libertadores de 2007. O Grêmio, disputando vaga na Libertadores, colocava 40, 50 mil pessoas no estádio. Nosso co-irmão (Inter) disputa título e colocou 15 mil contra Botafogo e Santos. É a essência de nossa torcida, de sempre apoiar, seja a equipe boa ou fraca, que eu não vou esquecer."

Grande, Tcheco! Marcaste tua passagem por aqui! Vá em frente, Capitão! E seja feliz! Por aqui, continuaremos a torcer por ti, pois nos cativaste como jogador, como líder e como cidadão.

E podes ter certeza que, ao ler a reportagem veiculada no site da globo.com, conclui que percebeste, com singular clareza, o espírito do Grêmio:

"Tcheco fica até o dia 6 de dezembro no Grêmio. Se vai jogar ou não, caberá ao técnico Marcelo Rospide decidir. Até lá, o jogador desenhará os últimos capítulos da história com um clube que ele define em duas palavras:

- Imortal Tricolor..."

Novamente: VALEU, CAPITÃO!


* Palavras textuais do capitão: – Não é um momento de agir com o coração e sim com a razão. O Grêmio vem fazendo um belo trabalho de base e estão surgindo vários jogadores na base. Por um motivo ou por outro, a gente acaba ocupando este espaço. E por tudo o que aconteceu este ano, um pouco de desgaste com o torcedor. Isto vem ao natural e fica evidenciado que deve vir outro jogador e conquistar títulos com o Grêmio. Tomamos esta decisão para que não houvesse um desgaste maior no futuro."

4 comentários:

Kbecinha disse...

Escreveste tudo LFBS.

Baita jogador! Um dos raros que olham para a área na hora de bater escanteio e faltas da intermediária. Sempre botava na cabeça de alguém (até do Pedro Jr.).

Saiu vitorioso do Grêmio. Tem que entrar contra o Barueri, nem que seja nos 5 minutos finais, para receber a justa homenagem da nação tricolor, pois ele é o verdadeiro bonitinho da torcida.

amarante disse...

Merecidíssima homenagem!
Tcheco sempre foi referencia tecnica e de espírito gremista. Infelizmente faltaram os títulos, mesma assim se tornou ídolo tricolor. Considero que sua saída agora é uma decisão acertada de todas as partes.
Tem o respeito e o agradecimento de todos os tricolores. Merecerá todas as homenagens da torcida gremistas.

Obs: O cruzamento pro gol do Pedro Jr foi de Marcelo Costa. Tcheco chegou para o brasileiro de 2006, depois do gaúchão.

Kbecinha disse...

Negativo Amarante. Reveja o DVD, o Tcheco estava no banco e entrou pouco antes do gol.

Ele foi contratado no começo de 2006, veja no link a apresentação do Tcheco no Correio de 03/01/2006:

http://4.bp.blogspot.com/_tX4OHogPG3o/SwawQ7K8kFI/AAAAAAAAGwE/kRIg-G_-38Y/s1600/Tcheco.bmp

Ainda conheço um pouco de futebol, apesar de morar em Salvador.

Kbecinha disse...

Corrigindo: realmente, quem bateu a falta foi o Marcelo Costa. Mas como o Tcheco já estava lá, foi ele quem o orientou a bater daquela forma...rsss