sábado, 4 de setembro de 2010

INVENÇÃO, ESTRELA E PONTO PRECIOSO



Pelo menos ele reconheceu o erro. Nosso comandante admitiu na coletiva que a escalação de Gilson não deu certa. Aos vinte minutos levávamos 2 a 0 do Botafogo e a cara do jogo era de goleada para o time da casa. A escolha de Gilson foi um erro em três dimensões:

Primeiro: O jogador demonstrou pouca qualidade. Nos minutos em que esteve em campo, Gilson ficou mais perdido que surdo em bingo. O mesmo já havia ocorrido na arena da baixada.

Segundo: Gilson, lateral limitado, foi escalado fora de posição. Nas condições normais de temperatura e pressão já é dificil, imagina fora delas.

Terceiro: Renato preteriu jogadores mais antigos por um jogador fraco. Isso é muito ruim tendo jogadores que já contribuiram com o time no ano. Principalmente o Maylson que é a ultima alternativa do nosso comandante para o meio. Isso gera constrangimento e desvaloriza o guri. Essa ta difícil de entender.

O inicio avassalador fez o botafogo relaxar. Graças a isso e a substituição de gilson por Roberson, o jogo ficou mais equilibrado.

Renato não é ortodoxo nem burocrático. Suas alterações são, no mínimo, um elogios à criatividade. Lá pelos 30 do segundo tempo, ainda 2 a 1 para o botafogo, jogavámos num 4-1-5. Só adilson no meio e na frente Borges, jonas, leandro, andre lima e roberson. Uma temeridade. Algo que só alguem que transformou um balão da bandeirinha de escanteio em jogada de gol de titulo de libertadores é capaz de fazer. Renato ousou, desafiou a lógica e deu certo: conquistamos um ponto precioso contra um adversário que faz boa campanha.
Sinal de estrela e de pouco tutano.

2 comentários:

Éder Silveira disse...

Salve Amarante, parabéns pela postagem! Concordo com a tua análise. O velho ditado: "mais sorte que juízo". Mas, convenhamos que, apesar de ser utilizado por outros treinadores até como centroavante, o Roberson é meio-campista. O melhor de tudo é o ponto precioso. Ainda sobre a escalação, convenhamos que essa história do Maylson não tem justificativa aparente. Coragem!

Éder Silveira disse...

Uma questão que ficou em aberto: se o Fábio Rochemback não puder jogar na quarta-feira, o que é provável, como o Grêmio irá a campo? Ferdinando, Fernando, W. Magrão estão fora. Gilson? Maylson? Alguém da base? Espero que nosso professor tenha entendido que aquele mocorongo que veio do Paraná é limitadíssimo! Se realmente o Maylson está proibido de entrar em campo e se é para fazer experiências, quem sabe tentam lançar um guri da base que SEJA DA POSIÇÃO.