segunda-feira, 14 de março de 2011

Saint Portaluppi??



Tem gente que o chama de Santo. Mas vale lembrar que antes do Santo tá a religião. Se contribuir para a religião, é canonizado. Se prejudicar, pode ser até excomungado.
Renato não está acima do Gremio, assim como o Santo não está acima da religião.

Na fé futebolística, para ser santo os milagres tem de ser constantes. Caso contrário, os fiéis buscam novas paragens para suas esperanças.

Em 2011, a auréola do Santo Renato está sem brilho. Podemos facilmente questionar suas escalações e escolhas. Gilson, Colaço e Carlos Alberto são escolhas que colocam em xeque sua santidade. Não bastasse isso, vimos no sábado mais algumas confusões de Renato, só que agora em relação ao time reserva.

Colocou Mario Fernandes na zaga depois de ter dito em entrevista que com ele Mário seria alternativa para a lateral direita. Como um erro puxa outro, Maylson foi improvisado nesta posição, fazendo provavelmente sua pior partida pelo Gremio. Além disso, Neuton, um lateral esquerdo em potencial em tempos escassos de camisa 6, completou a zaga e não pode ser testado pela esquerda como alternativa a Gilson e Colaço.

Do meio pra frente as ausências de Mithyue, Pessali, Leandro e Roberson merecem um melhor esclarecimento. Quando essas promessas da base gremista realmente serão testadas????

Embora a parte técnica possa ser bastante discutida, o pior pecado de Renato foi sua expulsão ridícula em defesa de seu bruxinho (talvez “anjinho”, nesse caso) Carlos Alberto. Isso foi pra explodir qualquer saco sacerdotal. Pelo amor de Deus, que coisa deplorável comprar briga com o juiz depois de uma simulação vergonhosa e mal feita do seu comandado. A questão Carlos Alberto ta fazendo o Renato cometer erro em cima de erro. Por essa expulsão, Renato tem que ser advertido e multado pela direção. Essa por sua vez, já ta merecendo o purgatório dada a inoperância, mas isso é assunto para outro post.

Enfim, se Renato continuar preocupado em acomodar suas ovelhas no campo, vai comprometer as pretensões na libertadores e ficaremos mais uma vez no limbo.

8 comentários:

João disse...

Particularmente, não acredito que o Grêmio vá longe nessa Libertadores. O time não está jogando nada, a zaga é uma balbúrdia, o ataque é capenga com dois centroavantes e além disso o Vitor aceita todas as bolas de longa distância(isso não é de agora). Quanto ao Renato, nunca fui muito fã dele. Acho ele de uma prepotência extrema.Além de ser encrenqueiro. Vamos ver até onde esse papo idiota de imortalidade vai parar..

Kbecinha disse...

O que eu nao consigo admitir no Portaluppi e a falta de criterios.

No jogo do Caxias ele mandou a Social ficar quieta depois que o Gilson errou o decimo cruzamento. Ja no jogo do Cruzeiro, o Neuton fez uma jogada bizonha chutando o proprio pe e ele o esculhanbou na beira do gramado.

Tb no jogo do Caxias, ele se indignou e fez um gesto para todo o banco aquecer (como se fossem cachorros) e sacou o Carsalberto com 25 minutos pela segunda vez. Ai no jogo do Cruzeiro, depois que esse e expulso justamente, o Renato me da aquele fiasco. Foi um deja vu, faltou socar o juiz e fazer o sinal do 2 x 1 como no Penarol. Se houve alguem que fritou o jogador foi ele, que fez as substituicoes nos 1 tempo.

Acaba o jogo e ele ainda queima a gurizada que nao correu em campo. Onde estava o treinador?

Luiz Fernando disse...

È difícil criticar o REnato, pois ele sempre será um ídolo do Grêmio.

Mas é inegável que neste ano ele vem se equivocando nas escalações e na proteção a alguns jogadores.

No sábado, num jogo que ele próprio definiu que nada valia, eis que escalou a equipe reserva, ele me faz aquela cena toda, como se (1) a partida fosse uma final e (2) como se o penalti tivesse realmente ocorrido.

É hora dele parar de apostar no Gílson e buscar uma outra forma de "educar taticamente" o CA - diferente da atualmente usada (escalá-lo e depois substituí-lo no meio do primeiro tempo).

Mas a par disso, a direção tb merece críticas, pois se queda inerte, mesmo após a perda de um importante atacante. Quem assiste aos jogos evidencia claramente que o ataque do Grêmio não tem velocidade q que nossos dois bons centroavantes ficam batendo cabeça um com o outro no meio da área.

Já que o papo é santidade e religião: oremos!

Éder Silveira disse...

Tudo indica que nossa vida não será nada longa nessa LA. Renato erra com convicção e achando que está acertando. Encheu o saco com essas escalações ridículas: coloca dois laterais esquerdos em campo que juntos não fazem um (Colaço e Gilson). Tem problemas defensivos e, além de não mudar a zaga, queima o Mário Fernandes. Tem muitos problemas pela esquerda e deixa o Neuton na geladeira. O ataque é de uma falta de criatividade que dá dó. As opções: o podre do Clementino ou aquele perna de pau do Viçosa?
E quanto ao Carlos Alberto? Qualquer treinador razoável já teria dado um trancaço naquele merda. E o Renato, o que faz? Blinda. Trata como o craque que foi, não como o ex-jogador que ele hoje se mostra.
Costumo ser bipolar com relação ao Renato. Às vezes o chamo de Santo, às vezes de padeiro. Ultimamente, só vejo na beira do gramado o padeiro de Bento com dinheiro no banco e cérebro de camarão. Vamos ver se a maré vira, mas confesso que o meu medo é que voltemos mortos desse próximo compromisso na LA.
E a torcida? Bom, a torcida canta pingos de amor no Olímpico e aplaude de pé quando o time é eliminado da LA pelo Cruzeiro como em 2009, em um dos tantos momentos em que a imortalidade falhou. É lamentável, mas ultimamente, temos tomado um banho de bola do Caxias com Grife e um sufoco do Caxias sem grife. Mas claro, sempre há o consolo aos torcedores: podem ir brincar de bingo das camisetas do Grêmio e tomar chá de pêssego enquanto a barca afunda.

Jésura disse...

Pessoal, num mercado em que atacante com velocidade é um artigo tão raro, O Everton do Caxias não seria uma boa opção? Teve passagens fracas pelo Inter e pelo Grêmio, mas tem demonstrado uma boa evolução. E quanto à possibilidade de Renato ir pro Fluminense? Parece que a cabeça dele já tá lá...

Kbecinha disse...

Com todo respeito. Eu sei que o mercado tá escasso, mas repetir jogador que não deu certo é brabo. E além disso, a cota de jogador com tracinha tá para lá de estrapolada.

Quanto ao Renato ir ou não pro Flu p/ mim está tudo bem, desde que leve todas as nabas que ele trouxe p/ lá.

amarante disse...

Eu traria o everton sim. Seria uma opção melhor do que clementino, viçosa e lins. Daria a velocidade ao time, coisa que perdemos com a saida do Jonas,
Claro que não é um jogador de 1ª linha, mas alguem acredita que o gremio vai trazer algum grande jogador???
Não! Então que traga o everton. Aliás, pelo que vi no sabado contra o cruzeirinho, ja deveria estar treinando no olimpico.

Luiz Fernando disse...

e o lateral equeserdo do CAxias não seria uma boa?

Não quero que nos tornemos filial da gringada, mas gostei dele contra o Inter. Se for barato, compra e vendo o gilson (que, dizem, é do mesmo empresário do Renato).

abraço