terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A primeira função!!


Por estas bandas até que é comum um significativo apreço por volantes. Não acho forçoso explicar essa tendência pela cultura militarizada do povo gaúcho. Por ter sido historicamente um espaço de disputa entre espanhóis e portugueses, o Rio Grande passou todo seu período de formação com a arma na mão. Depois disso, tivemos ainda que proteger o pampa dos desaforos dos brasileiros. Em nossa circunstância histórica, a prioridade sempre foi defender a terra e não deixar o inimigo entrar.

Acho que o futebol é um pouco guerra e por isso é natural o uso de tom beligerante nas análises. O Grêmio, enquanto escola de futebol que representa de forma autêntica a cultura gaúcha, se caracterizou por dar primazia à defesa. Primeiro nos preocupamos em proteger a “casa”, depois tentamos derrubar o inimigo. Dessa forma nos tornamos uma escola de volantes.

O termo volante é um pouco amplo, e nisso já se fez a distinção entre 1º e 2º volante. Hoje me refiro a essa posição/função que é mágica e talvez, pelo menos pra nós gremistas, a mais importante do time: o 1º volante, o de contenção.

Não posso imaginar o Grêmio sem um cabeça de área, um centro-médio, um homem que fique a frente dos zagueiros, sejam eles 2, 3 ou 4. Temos uma tradição a honrar e isso nos obriga a ter no time um genuíno camisa 5. Se souber jogar, melhor.

Nesse sentido, acho importante a entrada do Diogo no time do Grêmio, mesmo que esse ainda não supra a perda do Rafael carioca. Tem que haver alguém que dê cobertura à Magrão, Tcheco e Souza. A possibilidade de colocar William Magrão de primeiro homem faz com que ele, Tcheco e Souza joguem menos.

Acho que a montagem perfeita de um time é aquela que começa pela escolha do primeiro homem do meio de campo. Nessa utopia, a defesa e o ataque são montados depois e em função do clássico “camisa 5”. No caso do Grêmio, seja no 3-5-2, 4-4-2 ou 3-6-1, é fundamental a presença do 1º volante característico. Mesmo que, por enquanto, ele seja o Diogo e jogue com a 7.

3 comentários:

Luiz Fernando disse...

Grande, professor Amarante!

Parabéns pelo post, em especial pela análise histórico-cultural (depois da reforma é assim q se escreve?)!
Sem dúvida, é necessário um cabeça de área, daqueles que deixem a defesa mais segura acerca do primeiro bloqueio. Um cara que marque muito e que, de preferência, saiba jogar bola, para que tenhamos uma boa saída da defesa para o ataque.
A primeira amostra do Diogo não foi muito boa. Mas também não cabe julgá-lo com base em apenas um jogo. É necessário conceder-lhe novas oportunidades. Mas eu gostaria de ver, ao menos uma vez, o Makelele nesta função. Pode não paracer, mas este jogador tem caracteristicas que lhe permitem "estar em todas as partes do campo", dando combate e auxiliando a tomada da posse de bola.
AH, e gostaria de rechaçar este rótulo de "carrossel" que a imprensa vermelha está tentando nos colocar. A fragilidade dos adversários não permite uma análise mais aprofundada sobre a real condição da nossa equipe. Quiçá domingo, no gre-nada, possamos extrair uma opinião mais solidificada.

Anônimo disse...

E ai gurizada. Tô acompanhando de longe o desempenho do tricolor. Como não posso ver e não confio nos jornais, me baseio nas explanações de vcs.

Concordo com o Professor Amarante, centromédio é mais importante que o presidente do clube. Temos que achar um urgentemente. Que saiba sair jogando e baixe a porrada também. Será que não tem dinheiro p; trazer alguém com experiência de Libertadores? Mineiro, Josué, Gilbero? Não me venham com o traidor do Tinga.

O primeiro adversário será o Universitario do Chile. Essa é uma baita viagem gurizada. Pode convocar, Valtinho.

Vou entrar em contato com o consul daqui para ver as partidas da Libertadores. Não poderei assistir o GREnal pq será de madrugada aqui.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

“Qual o melhor blog gremista?” Continua a enquete. Para votar clique acima no link “linksdogremio" ou copie e cole o seguinte endereço: http://linksdogremio.blogspot.com
Resultado parcial:
1º - Blog Grêmio de Coração 37%
2º - Blog Blogrêmio 9%
3º - Blog Gremista Fanático 6%
4º Blogremistas FBPA 4%
5º - Blog do Torcedor – Cristiano Bonatto 3%
5º - Blog Grêmio Copero 3%
7º - Blog Grêmio Imortal 2%
7º - Blog Alma da Geral 2%
7º - Blog El Zaguero 2%
7º - Blog Grêmio 1903 2%
11º - Blog Grêmio Acima de Tudo 1%
11º - Blog Grêmio Sempre Imortal 1%
11º - Blog Grêmio Libertador 1%
14º - Blog Grêmio 1983 0%
14º - Blog do Grêmio no Clickrbs 0%
14º - Blog Democracia Gremista 0%