quinta-feira, 2 de abril de 2009

Comentário com base nos melhores (???) momentos!

Em primeiro lugar, o time era reserva. Em segundo lugar, o Presidente-piada da FGF não poderia, em hipótese alguma, sugerir ao Grêmio a utilização da equipe juvenil para enfrentar o Aurora, na próxima terça-feira, sob pena de, além de demonstrar ainda mais sua paixão clubística pelo eterno rival, desvalorizar o seu filiado que disputa a competição mais importante das Américas. Por fim, é sabido que o Gauchão não é prioridade.

Agora pare, respire e me responda, desconsiderando todas as questões (desculpas) acima levantadas: é admissível levarmos quatro do Caxias? É óbvio que não!

Os gringos da Festa da Uva que me perdoem, mas a diferença de grandeza é tão grande que não podemos admitir que sequer nossos meninos da escolinha levem goleada da equipe grená.

Vou me abster de discutir o Roth novamente, até porque já é sabido que ele detém boa parte da culpa por estes resultados. Também não vou adentrar nos aspectos peculiares da partida, uma vez que, tal qual a esmagadora maioria da nação tricolor, não tive a oportunidade de assistir, ao vivo, ao jogo de hoje, realizado em um horário tão absurdo quanto a organização deste campeonato. Minha apreciação limitou-se aos melhores momentos (se é que o Grêmio teve algum bom momento neste jogo!).

Esta derrota e a classificação em quarto lugar, num grupo recheado de medíocres, somente evidenciam a fragilidade da nossa direção.

A mesma fragilidade que bancou a manutenção do Sr. Roth. A mesma fragilidade que afirmou categoricamente que o Grêmio possuía um bom grupo de jogadores para encarar todas as competições que disputaria este ano. A mesma fragilidade demonstrada ao trazer, a peso de ouro, Herrera e M. Lopes, ao invés de investir a grana em um nome mais garantido (o Fred, por exemplo).

Faz alguns anos que estamos sofrendo com a falta de planejamento, de convicção e de atitude. Tudo parece ser normal! Tudo parece fazer parte de um processo evolutivo que, num passe de mágica, nos levará novamente às conquistas e às glórias.

Eu não questiono a lealdade e a honestidade da atual direção, mas apenas sua aptidão e competência para gerir o futebol de uma instituição que possui milhões de seguidores por todo o mundo.

Oxalá que estes equívocos não nos custem a Libertadores e que, lá pelo meio do ano, possamos , em meio a entusiásticas comemorações pelo tri, rir das derrotas nos grenais e da acachapante derrota de hoje a tarde (se é que isso é possível para pessoas apaixonadas pelo Grêmio!).

Por enquanto, resta-nos lamber as feridas, decidir se vamos para o Gre-nada com time reserva ou titular e torcer para que domingo as coisas possam ser diferentes. A minha fé e minha paixão ainda me fazer acreditar, absurdamente, que tudo vai dar certo, subestimando todo o meu pensamento lógico-racional.

Força, Grêmio!


4 comentários:

amarante disse...

Muito bom LF!! O Roth, como sabemos, não tem condições pra ser tecnico do Gremio; mas a responsabilidade de sua manutenção é da direção. Além disso, é da direção tambem a atribuição de formar um grupo de jogadores capaz de nos dar títulos. Infelizmente, as contratações no Gremio parecem não ter o amparo de um conhecimento do mercado, tampouco de uma convicação de que tipo de time queremos ver em campo. Técnico incompetente somado a uma direção fraca resultará em mais feridas pra lamber.

Luiz Fernando disse...

É como diz o kbecinha: contratam por DVD!
Enquanto isso, bem aqui ao lado (e falo isso com enorme infelicidade), eles estão montando um banco de dados informatizado, contendo informações sobre milhares de jogadores das mais diversas idades e locais.
É hora de acordarmos e corrermos atrás da máquina!
abraço

Kbecinha disse...

Eu avisei... A instituicao Gremio esta entregue as baratas a tempo. Nos viramos eles.

Etevaldo disse...

Pois olha, tenho quase a mesma opinião. Estamos mesmo tendo sérios problemas de falta de pulso e planejamento sim. Inclusive no nosso marketing que deveria ser mais ousado. Acho que a torcida precisa muito fazer pressão para que não deixem o Grêmio novamente caido!
Gostei do teu comentário!