terça-feira, 21 de abril de 2009

O necessário e o suficiente.

Ta certo que não haverá torcida que exalte mais os feitos de um clube do que a imensa nação tricolor. Mas cabe lembrar que nosso ufanismo sempre foi permeado por um grau de exigência bem significativo. Mesmo nos 90, quando ganhávamos todas as competições, nossa torcida exigia cada vez mais do time. Reza a lenda que até mesmo o multicampeão Luis Felipe foi vaiado às vésperas da conquista do brasileiro de 1996, na semifinal contra o Goiás. Essa história ainda é contada nas copas do estádio olímpico quando os torcedores ainda lembram de um torcedor de orelha pequena que, esbravejando, exigia a saída de Luis Felipe Scolari.

Não fui testemunha ocular deste fato pitoresco nem mesmo sei se ele ocorreu, mas confesso que acho importante uma torcida atenta e exigente mesmo nas vitórias.

Ainda cabe comentar que o resultado do jogo contra o Universidad foi excelente, embora o desempenho coletivo não tenha sido mais do que razoável. Para termos a copa é necessário muito mais. Contra o limitadíssimo Universidad do Chile fizemos uma partida para o gasto, (o que é ótimo quando se há certeza de poder fazer mais). A questão é se o que foi apresentado é suficiente pra chegar ao tricampeonato.

Tivemos exibições destacadas de Victor (o que já significa que algumas coisas precisam ser aprimoradas), de Maxi Lopez, que aos poucos vai encorpando como centroavante digno da camisa 16 tricolor e de Souza que, mal ou bem, sempre apresenta uma jogada de qualidade. Makelele, Adilson, Rafael Marques, Fabio Santos, Tcheco e Jonas apresentaram um futebol não mais que razoável. Além da definição do técnico, acho fundamental buscarmos mais reforços. O banco do Grêmio no ultimo jogo pela libertadores demonstra que ainda precisamos qualificar o grupo. Marcelo Grohe, William Thiego, Jadilson, Orteman, Maílson, Herrera, é pouquíssima opção pra ganharmos a libertadores.

A contratação de um técnico é CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE* pra ganharmos a copa. Junto com ele deveriam desembarcar pelo menos mais um volante e um meia para serem titulares. Espero que a direção não cometa o erro do ano passado, quando faltou ousadia para investir em jogadores que garantissem o título.
________________________
* Condições necessárias e suficientes
Ser A é condição necessária para X ser F quando é impossível que X seja F e não seja A. Por exemplo: ter um assento é uma condição necessária para algo ser uma cadeira.
Ser B é uma condição suficiente para X ser F quando é impossível que X seja B e não seja F. Por exemplo: ser um ser humano é uma condição suficiente (mas não necessária) para algo ser um animal.
Ser C é uma condição necessária e suficiente para X ser F quando é impossível tanto que X seja F sem ser C quanto X ser C sem ser F. Por exemplo: ser formado por moléculas compostas de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio é uma condição necessária e suficiente para algo ser água.
(fonte wikipédia).

4 comentários:

Luiz Fernando disse...

Graqnde professro Amarante!

Concordo em número, gênero e grau. Precisamos de mais qualidade, urgentemente!
Ademais, temos q apoiar o tempo inteiro o nosso tricolor! Porém não podemos perder de vista a exigência que nos fez tão vencedores. Não podemos nos contentar com meras participações ou times medianos. Alentar é preciso, mas cobrar - na hora certa - também é preciso.
abraço

Sra Jabba disse...

Excelente post! Parabéns Amarante.

Jabba disse...

Excelente post Amarante, não podemos nos contentar com vice ou com "quase", temos que vencer sempre.
Considerando que o imenso público deste blog é extremamente esclarecido, desnecessária a explicação de lógica básica....

Kbecinha disse...

Obrigado pela homenagem, Amarante.