quarta-feira, 8 de abril de 2009

Três pontos!




1º Ponto - O clima.

Como é bom ver o Monumental novamente alegre, cantanto e alentando sem parar. Como é bom não ter que dar de cara com o mal humor do Roth e com suas frases enigmáticas e desprovidas de conteúdo. Como é bom ver que certas coisas tem uma razão de ser e que não são, simplesmente, "coisas do futebol".
Ontem, após um longo e duradouro inverno, o Olímpico voltou a ter o clima da Copa de San Martin e Simon Bolívar.
A torcida fazia fila em frente ao bar da Beth, querendo mais cerveja, numa espécie de comemoração à volta dos bons tempos.
Não sei se "os bons tempos" estão de volta, mas o primeiro passo inegavelmente foi dado.
Que a saída do Sr. Roth acarrete o retorno da velha liga entre o time e a torcida, que sempre pautou nossas conquistas.

2º ponto - o jogo.

O resultado foi bom, o jogo nem tanto. Novamente perdemos gols, só que desta vez também fizemos! "Coisas do futebol", diria um sujeito a ser esquecido!
Souza abusou da "arte" de prender a bola, não permitindo um placar mais elástico. Tcheco pareceu, novamente, meio-quase-que-totalmente cansado. Jadilson entrou no segundo tempo e provou que merece a vaga de titular da ala esquerda.
Mas a grande notícia da noite foi o castelhano conquistador de modelos, Maxi López . Fez um belo gol de cabeça, combateu a saída de bola do Aurora, fez parede para os companheiros e, ao final do jogo, proferiu a seguinte frase (não adianta: o pessoal do Rio da Prata tem cultura copera):

"– Eu venho de um país onde perder um clássico é importante também, sei o que gera. Temos que pensar em conseguir uma vitória no próximo Gre-Nal – declara ele, dizendo que o Grêmio tem uma dívida com a torcida."

Parabéns, castelhano! Pelo jogo e pela declaração.

3º ponto - o novo técnico.

Após a vitória que praticamente garantiu nossa classificação à próxima fase, apenas uma pergunta rondava o Olímpico: quem será o novo treinador? Renato ou Paulo Autuori?
A maioria da torcida, pela manifestação ao término do jogo, prefere o inesquecível Portaluppi, dos dribles desconcertantes e das provocações incendiárias.
Todavia, acreditando em Nélson Rodrigues, para quem toda a unanimidade é burra, torço pela vinda do Autuori.
Em primeiro lugar, porque é um técnico que, atualmente, está mais preparado que o Renato.
Em segundo lugar, e aqui vai uma boa dose de conservadorismo pessoal, porque acho que lugar de ídolo - e o Renato é maior deles - é na história do clube e não na pressão do vestiário, onde eventuais derrotas poderão manchar seu vitorioso currículo tricolor. Deixemos o Renato vir a Porto Alegre com outros times, para ser aplaudido no Olímpico ou para ganhar deles no aterro.
Todavia, seja que for o novo comandante, que seja bem-vindo e que tenha sorte e competência para buscar aquilo que a "a banda mais louca" deseja incansavelmente: a Copa!!!!


5 comentários:

Kbecinha disse...

O Celso Roth deixava o clima carregado, so' a direcao nao via isso. Ele e' um eterno amargo.

A noticia da possivel contratacao do Renato, jogador, e' um alento. Bom jogador e chuta muito bem de longe. Esta faltando alguem assim no meio.

Sorte ao novo treinador.

Jésura disse...

Também prefiro o Autuori, mas tá inviável... O Renato é um tiro no escuro: não sabemos se será o que levou o Fluminense à final da Libertadores ou o que quase foi rebaixado. Parece que sua trajetória se confunde com a do Grêmio, ambas permeadas por passionalidade e imprevisibilidade. De qualquer forma, foram descartadas alternativas medíocres como Geninho e Cia.

adriano disse...

Excelente post.
Certamente o clima positivo irá criar as condições para o time melhorar.
Concordo que temos que testar mais o Jadilson, principalmente com o Maxi Lopes na área pra cabecear.
Autuori é o mais preparado. Renato tem que continuar no nosso imaginário como homem gol, eterno camisa 7.

Valtinho Gremista disse...

Ouvi um argumento interessante contra a indicação do Portalupi:

De que forma a Direção contrataria um profissional que NÃO pode ser demitido ???

Errata no BLOG:

O resultado do jogo Universidad Chile e Boyacá Chicó foi 3 a 0 para o time chileno. Só não tenho isto em html, pois caso contrário eu mesmo faria a alteração...heheheh

SDS

Maurício disse...

Ótima análise, professor. E o técnico, parece, vai mesmo ser o Paulo Autuori. Eu prefiro e espero que não dê problema na última hora, pois é realmente mais preparado que o Renato e melhor para este momento. O ídolo estaria sujeito a uma pressão maior e diferente que pode atrapalhar o trabalho. Se vier o Autuori, o Renato e, melhor ainda, voltar o Rafael Carioca, bom, aí, vamos ganhar corpo e buscar a vingança contra o Boca.

abçs

Maurício, de Santa Maria, com atraso, mas sempre na audiência do Blogremistas.