terça-feira, 19 de maio de 2009

Chegou o novo piloto.



O esporte tem suas curiosidades. Rubens Barrichelo, por exemplo, parecia esquecido e pronto pra se aposentar. As mudanças na formula 1 fizeram que o moço da sambadinha reaparecesse no cenário do esporte. O problema de Rubinho é que tem sempre alguém mais talentoso com o mesmo carro. Acho que a analogia com a Fórmula 1 é válida para o futebol: vale muito o talento do piloto, mas o mais importante de tudo é ter um bom carro. O melhor piloto não faz milagre, apenas tira o melhor resultado dentro dos limites impostos pelo potencial do carro. Geralmente as vitórias nesse esporte aliam bom piloto e qualidade da máquina.

Acho que futebol é um pouco isso. Importantíssimo o comando, mas não é a questão determinante. Paulo Autuori surge como um comandante de ponta, resta saber o que ele poderá fazer com nosso insuficiente grupo. Sua entrevista (pode ser acessada no clicrbs – 40 min respondendo aos jornalistas) chama atenção pelo valor dado à concepção de futebol, demonstrando ser alguém que busca pensar o esporte por um viés quase científico. Numa de suas respostas, ele mesmo admitiu que no futebol há dois protagonistas: jogador e torcida. Com essa declaração, Autuori adianta que o técnico não faz mágicas, embora seja importantíssimo.

Nosso novo técnico chega com um tom diferente da cultura gremista. Chamou a atenção sua idéia de que um time se torna competitivo quando controla e propõe o jogo. Ressaltou a capacidade de marcação do Grêmio deixando transparecer que esse quesito é secundário na estratégia de um time. Falou que não se deixará pautar por resultados, mas sim por concepções e conceitos de futebol.

Pelo que disse, Autuori causará um choque de cultura no Grêmio. Acho que isso será válido se seus conhecimentos somarem à nossa identidade e não tentar substituí-la. O que temos que esperar agora é que a direção ofereça alternativa e qualidade suficientes para por a prova o talento de Autuori. Caso contrário, será difícil de nosso piloto subir no lugar mais alto do podium da libertadores e do brasileiro.

6 comentários:

Luiz Fernando disse...

Grande, professor!

Em primeiro lugar, parabéns pela criatividade.
Coaduno com tua posição. A chegada do P.A. é boa, pois agrega qualidade à comissão técnica. Mas é preciso mais! É preciso agregar qualidade ao elenco.
E, por favor: não pensem no P.A. como um ser messiânico, que irá nos salvar de todas as mazelas! SE fizermos isso, se concretizará a profecia do kbcinha: nós viramos eles e eles viraram nós!

Kbecinha disse...

Isso ai Professor. Krieger larga a agua tonica, levando essa bunda da cadeira e vai as compras.

Anônimo disse...

Caros blogremistas, estou começando a ficar com medo dos nossos co-irmaõs. Esta fase deles tem me lembrado muito os tempos de nosso inesquecível Felipão. Vai ser muito duro vê-los somar títulos se o nosso jejum permanecer. Quanto ao nosso decantado elenco, acho que em geral é mais qualificado que o do ano passado. Perea, por exemplo, era nossa melhor opção para o ataque; hoje é a quinta. O técnico, sem comparações... Mas como sou uma otimista nata, não me levem muito a sério...

Jésura disse...

De novo o comentário saiu como anônimo... sou muito amadora mesmo he he.

Jésura disse...

Boca eliminado da Liberdadores?! Eu to sonhando??

amarante disse...

E tinha gremista querendo pegar o defensor nas oitavas...