segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Galo depenado!


Lá pras bandas de Vacaria existe um casal de peões: Olinto e Maria. Gente simples, batalhadora, que conhece a história do Rio Grande não por livros, mas através da vivência diária e dos contos e causos de seus antepassados. É uma casal afeito à lida campeira, ou como diz um deles: "Nas coisas do campo, eu sou catedrático!". E de fato sabem tudo do meio rural. Mas tem um diferença entre ambos: apesar de serem bons na lida, ela se afigura mais impetuosa, decidida, não demonstrando qualquer temor ou receio. Se tiver que matar uma boi ou uma galinha, chame-se a Maria. Ela executa a tarefa de forma segura e convicta, sem dó ou piedade (antes que chamem o IBAMA ou uma ONG ambiental, esclareço que não se trata de maldade, mas de uma questão cultural).

O Grêmio ontem me lembrou este casal: simples, batalhador e bom na sua lida. Mas, até os 25 minutos do primeiro tempo, nós fomos o Grêmio Maria: impetuoso, decidido, sem medo ou receio. Partiu para cima do galo, enfiou 2 gols, perdeu outros dois (mais uma vez faltou um pouco de efetividade!) e impõs um ritmo frenético ao jogo, deixando o galo depenado, assustado, atordoado.

A partir da segunda parte do primeiro tempo, o tricolor virou o Grêmio Olinto. Diminuiu o ritmo, jogou com cautela, por vezes tomando algum susto, mas atingindo seu objetivo.

Sabemos que aquele ritmo inicial é impossível de ser mantido durante todo o jogo. Ora, mas então que se aproveite dele para liquidar a partida, fazendo mais gols, a fim de evitar o sufoco final.

Em todo caso, valeu pelo resultado!

Victor, para variar, foi excelente. Gabriel apresentou crescimento. A zaga jogou de forma simples, parecendo reconhecer sua limitação. A lateral esquerda segue um problema. ADilson foi um valente. Rockenbola jogou muito. Fernando ficou devendo. Douglas limitou-se "apenas" a dar o passe para o segundo gol - e que tabela! - e deixar nossos atacantes duas vezes cara a cara com o goleiro. Jonas marcou de novo, demonstrando sua efetividade (não é craque, mas é muito útil! Não pode ser elevado à condição de salvador, mas deixemos ele por lá, fazendo seus golzinhos!). André Lima errou um gol feito, mas sempre prendeu a atenção da zaga adversária.

Agora tudo se volta para o jogo de quarta, em mais uma tentativa de recuperar a hegemonia dentro do Olímpico. Que façamos nossa lição de casa, para engrenar de vez no certame.

Força tricolor!


4 comentários:

amarante disse...

Bah, parece texto digno de david coimbra. Claro que este descreveria as curvas da maria e aquela coisa toda.
A vitoria foi importantíssima, mas ao mesmo tempo irritante pelo sofrimento desnecessário que passamos.
A instabilidade é característica de time que ainda não está maduro.
O mais importante é que se percebe uma evolução.

Kbecinha disse...

Não vi o jogo. Vitória importante que nos distanciou de vez do Z4 e colocou o Galo como sério candidato a excursionar para Arapiraca em 2011.

Quanto ao gol do Galo, a fila que o Daniel Carvalho fez foi vergonhosa, pior só a tirada de pé do Rockembach p/ não machucar o amigo de época amarga.

Gabriel Boschi disse...

Belo texto e posso afirmar também que fizeste uma bela descrição do casal, já que conheço a dupla... hehe... Grêmio Maria e Grêmio Olinto foi sensacional... e o jogo foi bem isso mesmo.
Impressionante como o Vitor é um goleiro espetacular.
Impressionante como o Rockemach voltou a jogar... demoramos para perceber que não tem mais o físico para ser um segundo homem, que vai e vem, mas para primeira função do meio campo ele tá gastando a bola... já fazem uns 5 jogos que ele não baixa o nível de jogo.
E impressionante como o Douglas me leva do céu ao inferno em 1 minutor... na primeira bola ele quer dar uma letra e arma contrataque... na segunda bola ele dá a mesma letra e deixa o Dr. (sim, Dr., não mais Mestre) Jonas na cara do gol. E nesse dilema estou me convencendo que tem que deixar o cara livre para arriscar mesmo... isso o torna diferenciado.

Mais uma vez parabéns pelo texto e pelo blog.

Abraços tricolores

Gabriel

Éder Silveira disse...

LF, bonito texto, mas como tendo a ver o copo meio vazio, é inadmissível que o sistema defensivo do Grêmio permita que o obeso Daniel Carvalho faça uma fila como aquela e chute à vontade em nossa meta. Deveria ter sido "atorado" depois de driblar o primeiro cone de branco em sua frente. Esses lapsos de consciência tem nos custado caro (vide Flamengo e Palmeiras, em casa). A escalação do Grêmio para hoje me deu calafrios, vamos ver no que vai dar.
Abraço!