quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Galo e Galinha, depenados!



Um jogaço. Realmente, fazia um bom tempo que eu não me empolgava com uma atuação do Grêmio. E não se trata de qualidade técnica, ainda que ela estivesse lá. Trata-se de pulsação, de entrega, de Gremismo.

Renato, o Santo, vem provando que a tese defendida aqui no Blogremistas pelo Kbecinha e por esse escriba está correta: lugar de ídolo é lutando pela sua legião de seguidores. Lugar de gremista é no Grêmio. Lugar de Renato Portaluppi é na Azenha.

Renato devolve, paulatinamente, o espírito ao corpo, o Gremismo ao Grêmio. Provas? Os resultados, a pegada que vai voltando, a qualidade técnica que pode aparecer graças a organização defensiva. Outros nomes que foram cogitados a assumir o Grêmio já capitularam em seus clubes. Mário Sérgio foi demitido do Ceará e Rospide, do Grêmio Prudente. Com justiça.



Sobre o jogo com os paulistas, confesso que ao ver a primeira especulação sobre a escalação do Grêmio fiquei preocupado. Lúcio na contenção realmente não me parecia muito promissor. Mas o time que Renato mandou a campo foi bem mais interessante. Ao colocar um zagueiro de cabeça de área para dar maior proteção à zaga e encostando o Lúcio na meia com liberdade de apoio o time ganhou consistência defensiva e criatividade no ataque.

Lúcio jogando por ali não é novidade para os gremistas. Quem não se recorda daquele GRE-nal em que Mano Menezes colocou Lúcio por ali, dobrando com Carlos Eduardo para cima de um sofredor qualquer e fazendo miséria? E foi o que aconteceu ontem. Atuação de luxo do Lúcio e um cala-boca em todos nós do Gilson, que foi bem na lateral-esquerda, fazendo uma dobradinha venenosa com o Lúcio. Resumo da ópera: não senti saudades de antigos problemas como o Souza e o Fábio Santos.

Das atuações individuais, eu destacaria Douglas, que vem crescendo de produção jogo-a-jogo, mas nesse em especial estava bem mais “elétrico”. Além dos passes e da qualidade na retenção do jogo no campo do adversário, Douglas me emocionou com a entrada por cima da bola em Richarlysson. Digna da Taça Dinho. Gilson na esquerda, como eu já comentei, jogou bem. Paulão demonstrou virtudes e defeitos. É mais um zagueirão pata-dura, mas não comprometeu ontem. Não lembro bem se ele estava no lance, mas acho que Marlos poderia ter a perna amputada ao fazer fila em frente a nossa área, semelhante ao que aconteceu no jogo com o Atlético Mineiro. André Lima pode não ser craque, mas na carteira profissional está escrito: centroavante. É forte, tromba, joga entre os zagueiros. Como sou tradicionalista, devo dizer que me agradou. Jonas, que me dá calafrios sempre que é escalado para bater pênaltis, avançou 25 casas ao bater com raiva. Retrocedeu 30 com a dancinha de comemoração.

11 comentários:

Luiz Fernando disse...

Bela análise, Éder! Também achei um bom jogo: tivemos atitude, qualidade técnica e postura (até mesmo para virar o jogo depois do 2x 2).

Como tomei uma corneta indireta, concedo-me o direito de resposta.
Faço em público minha retratação em relação ao REnato. Estava errado. Ele tem demonstrado capacidade de aglutinação, mobilização e recuperaçao técnica de jogadores. Além disso, algumas de suas invenções tem dado certo (vide o lado esquerdo com Gilson e Lúcio ontem!).

De fato tu estavas certo em apoiar a vinda do REnato (não lembbro qual era a opinião do kbecinha sobre o assunto, mas se for a que citaste, parabenizo a ele também). Os nomes por mim defendidos realmente deram errado nos outros clubes, o que não significa, necessariamente, que sejam maus técnicos.

REssalvo, contudo, que ainda tenho medo. Não do REnato em si, mas de uma eventual má fase e das consequências que ela pode trazer para sua imagem de ídolo.

Mas a vida de quem poe a cara para bater é assim: de erros e acertos (diria até que mais erros q de acerto). É o ônus de quem tem a pretensão de ser agente ativo da história. Pergunta pro Felipão, Koff, Renato, dentre outros (Amarante, por exemplo!)...hahahaha....

Afinal, para não errar é fácil: é só virar comentarista de rádio (esses nunca erram)...hahaha...

Por fim, fecho contigo: lugar de ídolo é na sua legião e de gremista é na Azenha! E ontem eu estava la, ao lado do meu povo..heheh

abraço

Éder Silveira disse...

Grande LF!
Uso a velha estratégia dos mais baixos polemistas de imprensa para angariar público: toco corneta, direta e indireta, em Deus e o Mundo, rssss.
Cornetas a parte, acho que a principal virtude do time tem sido a organização. Gostei muito de ver um brucutu na frente da zaga. Vamos ver se o Renato opera um milagre lá no Barradão, porque os desfalques são variados e para todos os gostos.
Fica frio que na próxima eu corneto o Amarante.
Abraços!

Luiz Fernando disse...

To bem frio, professor!

Pode tocar corneta....aliás, sou um árduo defensor do direito fundamental à corneta (bem tocada, logicamente!). Sem corneta, metada da graça vai p o ralo.

O time evoluiu bastante, sem dúvida. E isso é mérito do REnato. Da mesma forma, cabe lhe dar crédito pela recuperação do Douglas e do próprio Vitor (tão deprimido após a não convocação do Dunga).

Por fim, dá uma olhada no blog do D. Coimbra de hj, no clicrbs! Uma ode ao Renato.

PS: fecho contigo: extrema temeridade o Jonas bater pênalti.

PS2: dentro do quesito corneta: boa estréia do subnutrido 2! heheheh...vamos ver se o 1 (aquele do ASA) tb tem a mesma estrela.

Gabriel Boschi disse...

Ótimo o texto.
O zagueirão Vilson Qualhada, na frente da área, foi um monstro... começou jogando como terceiro zagueiro e fez uma progressão para a 1ª função do meio campo perfeita... desarmou, deu cadência e quase guardou uma bucha na gaveta, quando o Imortal já tinha colocado os Bambis na roda e buscava o 5º gol.
Douglas é gênio e gênio tem que saber entender, tratar diferente... é outro tipo de diálogo, de cobrança, e o Portaluppi sabe fazer isso.
André Lima me pareceu que está muito motivado e fechado com o Tricolor.
No mais era isso!
Da-lhe!

Abraço,

Gabriel Boschi

amarante disse...

Baita texto, Éder!! A convivência comigo está te fazendo bem.

Olha tche, eu não vi as tantas maravilhas que cronistas e blogueiros se referem. Foi um desempenho bom, nao mais do que isso. Aliás, quase que entregamos a rapadura de novo. Com 2 a zero em casa não da pra deixar empatar.

Acho que o grande mérito foi ter vencido com time desentrosado. As escolhas do Renato Pardal-lupi foram acertada (nem sempre são). Nosso tecnico tem surpreendido na capacidade de mobilizaçao e também no aspecto tático. Ta amadurecendo. Mas convenhamos que muitas vezes suas estratégias nos causam calafrios.
Tenho que concordar que ele resgatou em parte o gremismo que há muito não vigorava no vestiario. Jonas, na entrevista, disse que renato é muito bom de relacionamento e, além disso, passa contando histórias de seu tempo de gremio. Isso é muito importante.
Que bom que ele esteja bem e que continue fazendo bem ao Gremio.

De ruim no jogo, só a dancinha do jonas. Não foi bem ensaiada.

Pelos argumentos, no futuro veremos o éder defendendo o darlei para tecnico do Gremio.

Kbecinha disse...

Éder, em primeiro lugar obrigado pela citação. Realmente fomos os únicos do Blogremistas que apoiaram a vinda de DEU7. Só nós entendemos de fussball nesse blog e temos a dura missão de ensinar o Fê e o Amarante.

Eu falei que a gente precisava de um fato novo e o Renato deu uma baita sacudida no vestiário. Nesses tempos árduos, precisamos retomar a filosofia gremista e o Renato tem tudo para ensinar a esses bunda mole o que é o Grêmio. Lembro de 2007, quando o Fluzinho copou para cima do Boca e alguns blogremistas se lamentavam: "Pô o Mano podia ter feito o mesmo ano passado.". O Renato é o cara.

Já que é tempo de corneta, "Douglas elétrico" é adjetivo do Professor Ruy Ostermann. Por favor, não comeces a chamar o Vilson de viril e o Jonas de insinuante.

Quanto a este último, não adianta, uma vez menino da Vila, sempre menino da Vila. É um desgosto ver ele no Grêmio.

E o Douglas? Tenho que admitir que está jogando uma barbaridade. Meia cancha à moda antiga, o 10 típico. As vaias eram válidas porque a torcida sabe do potencial dele. O Vilson e o Paulão tem o nome gritado quando dão um bago para a arquibancada pq ninguém espera mais nada. E a solada no Bicharlyson foi MA-RA-VI-LHO-SA (como diria o mesmo).

De mais, gostei da dupla Lúcio e Gilson na esquerda. O alemão Adilson teve que ser sacrificado e não teve a mesma efetividade na direita com o Edilson.

Fê, o David Coimbra saiu do armário. Comparar o Clementino Pérola Negra ao Tarciso? Só o mais doente dos gremistas.

Sábado todos os caminhos levam ao Barradão. Concentração a partir do meio-dia no Queima Zoio da frente de casa.

Time estropiado, mas vamô lá.

Dá-lhe Grêmio.

Kbecinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Éder Silveira disse...

Kbecinha. A polaridade é clara e nossa tarefa é árdua. Ainda assim, acho que o LF é mais fácil de recuperar do que o Amarante. Vê o comentário dessa "judiaria" e me diz que isso pode ter salvação. O cara achou que "nós" quase entregamos a rapadura sem citar que fomos GARFEADOS pelo juiz, ironiza de uma paulada só Renato e Darnlei e ainda espera voltar a ver a luz do dia. Desconsiderar a importância de uma vitória como essa junto à torcida e no vestiário é prova de que o sujeito é camisolão. Dá-lhe Grêmio!

Jésura disse...

Integro a lista dos torcedores que torceram o nariz com a escolha de REnato, mas é muito bom morder a língua... Mesmo com algumas invencionices temerosas, ele tem estrela. É bom mesmo que conte muitas histórias sobre o GRêmio para que seus comandados incorporem de vez o espírito imortal. Saudações!

amarante disse...

Aviso ao Éder Pocaprática que o receio à vinda do Renato tinha como razão principal o risco de macular a imagem de ídolo.
O caso zico no flamengo pode ajudar a compreender a questão (ja que ta dificil por outro meios rsrs). Hoje ele sai da gavea no mínimo em situação constrangedora, pois o time corre sério risco de rebaixamento. E isso que ele não está na beira do gramado sujeito a vaias e gritos de burro.
É isso que nunca desejamos ao renato. Tomara que isso nunca aconteça e que suas escolhas, nem sempre razoaveis, continuem dando certo. Mesmo que com isso tenhamos que aguentar as cornetas daqueles que criticam o jonas e pedem a saída do douglas do time.

Éder Silveira disse...

Amarante, que ao lado do jovem Fernando do Grêmio é um dos representantes mais fortes do pensamento futebolístico de Erechim: Zico saiu do Mengão por ser acusado de celebrar um contrato muito do malandro envolvendo o CFZ e o Flamengo. A torcida esteve ao seu lado até ele abandonar o barco, atitude que fez com que o torcedor se sentisse traído. Além disso, convenhamos, não vais comparar um jogador mediano e treinador de segunda como o Zico ao Renato, vai?