quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pontos perdidos



Grêmio e Flamengo protagonizaram grandes embates nos anos 80, antes de o Flamengo fechar as portas do departamento de futebol para assistir o grande duelo dos anos 90, Grêmio e Palmeiras. O que se viu ontem foi o duelo de dois times com uma grande história, ainda que o presente não seja dos mais animadores. Os jogadores que vestiam as suas cores apresentaram um futebol triste de se ver. Para mim, o desespero do Renato à beira do gramado, um Renato que chegou ao ponto de enfrentar o “frio” só de camiseta, foi o resumo da partida.

Como não se desesperar vendo atuações como as apresentadas por Souza, Fábio Santos e outros tantos? Esse empate a ser deplorado com um Flamengo que mal podia com as pernas se deve aos erros que o Grêmio cometeu e somente a isso. Leo Moura desfilou na avenida Fábio Santos, que, sendo ruim sozinho, é ainda pior sem cobertura.

O meio campo do Grêmio foi um buraco. A tal “falta de compactação”, jargão dos comentaristas, foi a marca do nosso time. A falta de marcação eficiente na meia cancha sobrecarrega a zaga, que não é das melhores e mata o ataque. Parte das más atuações do Douglas se deve à incompetência dos nossos volantes. A bola sai, invariavelmente, quadrada. Apesar de brigador, o Adilson tem um passe de chorar. Do Ferdinando, nem gostaria de falar. A bola sai dos seus pés parecendo uma bola de futebol americano.

Para não deixar passar batido, vou falar sobre o Jonas. Mesmo que ele seja goleador de 10 brasileirões na seqüência, não me convencerá de que é um grande jogador. Ele e Souza comprometeram o jogo sendo displicentes na hora de concluir. Não bastasse isso, esse arigó vem agora com esse papo de Seleção Brasileira. Jonas, não esqueci quem tu és.

Coragem tricolores. Faltam 14 rodadas.

7 comentários:

Luiz Fernando disse...

Grande Éder!

Ao meu ver, o empate de ontem decorreu da falta de eficiência.

Apesar do mau momento vivido por ambos os times, este jogo é - e sempre será! - um clássico (digo mais: o maior clássico brasileiro, eis que envolve as equipes nacionais que melhor representam as duas escolas de futebol que se contrapõe: futebol arte x futebol força). E em clássico não se pode perdoar! É proibido perder chance!

Como disse o ABella após o jogo: "A bola pune!". Foi o que o ocorreu. Perdermos várias chances de matar o jogo. O Fla não é o Pelotas ou o Glória, onde podemos perder gols e ainda assim vencer com relativa facilidade.

Em briga de cachorro grande - ainda que momentaneamente machucados! - não se pode vacilar!

abraço

Luiz Fernando disse...

PS: emiti esta opinião antes da entrevista do Renato e sem ouvir o jogo no rádio. heheheeh

Kbecinha disse...

Tchê, eu previa aquele empate no final e se houvesse mais 5 minutos eles virariam.

Ontem eu quase arranquei os últimos cabelos que me restam. Time lento e balaqueiro. O trio Douglas, Souza e Jonas é extremamente irritante. Não jogam com nenhuma objetividade e perdem passes seguidos porque enfeitam. O Souza poderia ter matado no 1 tempo e deu um peido da marca do pênalti. Jonas da mesma forma, entrou cara a cara e tentou fazer de encubrida sem força.

Fecho contigo, pode ser o artilheiro do Brasileiro, estar prestes a bater recorde de gols no Grêmio, mas não consigo engolir esse cara. É o típico jogador indivualista, sempre fazendo trejeitos para a TV.

Com esses caras não vamos levantar uma taça que não seja gauchão. Não vejo nenhuma vontade de vencer. Por isso o time não engrena, ganham uma e se acomodam. Deu para ver depois do 1 gol.

O Souza é um caso à parte. A cada falta faz um escândalo. Se o Renato diz que ele não está preparado porque o escala. O bonequinho dele deveria vir acoplado com uma patente e um papel higiênico. Esse é o nosso capitão.

Quanto à lateral-esquerda, já cansei de criticar o Fábio Santos. O pior é que o Lúcio está claramente convalescido. Faz um esforço tremendo para cruzar à meia altura.

Tem que parar de gastar dinheiro com esses medalhões, eles não vieram para ganhar títulos. Tem que buscar promessas de outros clubes, Jael era um bom nome. Mas fazer uma novela para trazer um subnutrido do Asa de Arapiraca tb já é dose pra mamute.

amarante disse...

Olha tche, depois dos dois pontos atirados pela janela é muito difícil ficar otimista.

Ainda bem que tem esse blog, com éder e k-becinha, pra ressaltar as qualidades do time e ajudarem a ver o lado positivo das coisas hehe
Só faltou falarem mal do desempenho do chefe da segurança hahah.

Ta dificil julgar individualmente porque o time ainda procura entrosamento.

Por pior que tenha sido, não dá pra dizer que todas as atuações foram desastrosas: Douglas, Adilson foram muito bem. Num time entrosado iriam melhor ainda. O mesmo da pra dizer do jonas. Jogou uma boa partida, mas ainda é um atacante inconfiavel. Deve haver alguma coisa de positiva no artilheiro do campeonato (alias, só não foi artilheiro o ano passado por uma lesão que o retirou de varias rodadas. Seus adversarios pela artilharia na época eram Fred e Adriano). Não é craque, mas tem virtudes.

O Douglas ta melhorando a cada jogo, alem de ter começado a fazer gols. Foi bem ontem.
Querem que o cara seja craque em todos os jogos. Olhem pro lado e vejam se o garnizé argentino camisa 10 dos coloridos estraçalha todas as partidas. Não. Mesmo assim é reconhecido pela importancia e talento. Quando o time se equilibra, Douglas vai muito bem. Esse tem direito a desligar de vez em quando.

O Adilson é um guerreiro e muito util. Tem que amadurecer em muitas coisas, mas é um bom jogador.

Souza sim ta mal e muito da perda do meio de campo se deve a isso. Depois da lesão, ainda não voltou. Talvez a saida dele ajude a equilibrar o time.

Kbecinha disse...

Amarante, o que me irrita no Douglas não é que ele se desliga de vez em quando, o que me irrita é que ele tá SEMPRE cagando pro jogo. Se fores olhar o gol dele ontem, parece que ele tá fazendo um sacrifício. O zagueiro do Fla tropeçou e quase alcançou ele. Deixo para chutar no último instante. Chegou a ficar sem graça e teve preguiça de comemorar.

Dá raiva ver um cara com um baita potencial ter um comportamento tão desleixado e displicente.

Já o Jonas é aquilo, na hora do vamos ver ele caga. Pode ser artilheiro do Brasileiro umas 10 vezes, mas o time dele nunca vai sair campeão. Nunca fará o gol de um título, pois é omisso em decisões.

Éder Silveira disse...

Amarante, chapa branca como sempre, corneteia o Kbecinha e eu. Não cheguei a criticar o Douglas, ainda que ache que o sujeito só joga em condições ideais de temperatura e pressão. O alemão Adilson corre feito um condenado e tem amor à camiseta, mas nos ferra ao distribuir o jogo. O problema do Jonas foi resumido por Renato, o Santo, há uns 15 anos atrás: "nunca fui goleador de campeonato, mas sempre fiz os gols decisivos para os times pelos quais eu passei". O Jonas é individualista em excesso, não está comprometido com a causa e, o que é pior, joga para a televisão. Frente ao que temos no grupo, ele precisa jogar, mas que merece umas três sovas por semana, merece.

Kbecinha disse...

Eu odeio ter que torcer para esse Jonas, comemora feito um bichona e quando perde um gol joga a cabeça pra trás e fica com a boca aberta.

Quando ele faz um gol eu nem comemora, só fico pensando que a cada gol é mais um ano que vou ter que aguentar essa ferida.

Ainda bem que veio o Viçosa para assumir a posição dele. Puta que me pariu.

Éder, de acuerdo, desde que o Amarante começou a fazer campanha para o conselho virou esse discurso de Arena.