sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RENOVA TRICOLOR!!




Enquanto o time ruma a São Paulo pra enfrentar o Corinthians numa parada nada fácil, por aqui o Olímpico terá intensa movimentação fora das quatro linhas. O processo democratização do grêmio ainda busca consolidação e um passo importante neste sentido será a ELEIÇAO PARA O CONSELHO que ocorre neste sábado (11/09).

Tão importante quanto a escolha do presidente é a eleição para o conselho. A oxigenação da qual tanto necessita o grêmio tem no conselho sua maior viabilidade.
Conselheiros atuantes e acessíveis para sócios e torcedores são fundamentais no imprescindível processo de renovação. Em tempos carentes de novos quadros, esta é a instancia da qual deverão surgir nossas lideranças futuras.

Uma eleição é fundamental para que os postulantes a cargos no grêmio se comprometam publicamente com propostas de interesse da torcida. Por isso, todos aqueles que querem um grêmio forte e vencedor não podem deixar de participar disso que é a própria História do clube.

Nossa democracia, entretanto, ainda precisa de amadurecimento. As eleições deveriam servir pra fortalecer o Grêmio, mas não foi o que temos visto nos últimos pleitos. Duda Kroeff ao representar o que há de mais reacionário no grêmio, manteve uma lógica da pouca abertura e do apadrinhamento. Negligenciou um processo de profissionalização pra manter uma política de castas que tanto atrasa o Grêmio.

Pra surpresa de todos ouvimos a chapa que representa Duda, Cacalo, Pacheco e outros falar em unir o grêmio. Por que não iniciaram esse processo nestes 2 últimos anos. Ao contrário disso, perseguiram gremistas ligados a outros grupos, cessaram o processo de profissionalização para acomodar amigos amadores, impediram a diminuição da cláusula de barreira, fecharam o grêmio para sua confraria que imaginam dominará o grêmio para todo o sempre.

A resposta a essa postura retrógrada pode ser dada neste sábado pelos associados gremistas. Há de se mostrar que ninguém pode fazer do grêmio uma ação entre amigos ou playground para filhos de ex-presidentes.

A escolha dos próximos conselheiros não encerra a renovação no Grêmio, ao contrário, apenas a inicia. Sabendo que a abertura e transparência no Grêmio é um processo que se dará a médio e longo prazo, nosso compromisso mais imediato é fazer deste sábado uma demonstração que o Grêmio é de seus sócios e torcedores. Muitos terão que se acostumar com essa idéia.

2 comentários:

Luiz Fernando disse...

Éisso aí, professor Amarante!

Acho q sábado é um dos dias mais importantes dos últimos anos.

O Conselho é órgão deliberativo de suma importância para a tomada de decisões do clube. Sua renovação se faz imperiosa. Não se trata de desmerecer aqueles que já prestaram inestimáveis serviços ao Grêmio. Mas a história anda, e a renovação e oxigenzação das instituições são medidas sempre salutares (desde que se tenha em vista a história percorrida até entã; afinal, é erro crasso simplesmente passar a borracha sobre o passado institucional!).

Mas a par da função deliberativa, um conselho forte é garantia de fiscalização permanente do executivo do clube, impedindo que se cometam atrocidades como algumas já praticadas no nosso recente passado.

Amanhâ é dia de vestir azul, ir ao Olímpico e exercer a democracia. É hora de da chance - ou nova chance - à oposição ou então optar por uma nova e terceira via. A única hipótese inadmissível, ao menos sob a minha ótica, é optar pela perpetuação de um grupo que muito nos ajudou, mas que hoje defende idéias (ou melhor: pratica idéias!) ultrapassadas e que tem nos custado muito caro (financeira e emocionalmente).

Um forte abraço e parabéns pelo post e pelo aniversário (um grande gremista só poderia fazer aniversário um dia depois do Renato e cinco dias antes do imortal tricolor! Como dizia meu saudoso pai: "Este Amarante é muito gremista mesmo!" hehehe).

Éder Silveira disse...

Caros tricolores, peço que vocês que estão acompanhando esse processo de perto façam, findo o pleito, uma análise dos resultados, ok! Forte abraço ao Amarante, aniversariante blogremista do dia!