quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vestiário


Os três pontos vieram! O segundo tempo sofrível das outras partidas jogadas no Olímpico permaneceu.

Apesar de ter sido contra a contratação do Renato e de não o considerar, AINDA, um treinador preparado, algums soluções propostas pelo nosso comandante têm se mostrado positivas.

Não estou falando das escalações demasiadamente ousadas e, por vezes, inventivas demais.

Refiro-me ao domínio do outrora explosivo vestiário tricolor.

Primeiro veio a imposição de multas para quem estivesse acima do peso e/ou chegasse atrasado. Medida salutar para um grupo desunido e que se mostrava descompromissado. Afinal, o bolso é o órgão mais sensível do ser humano.

Depois, veio a conversa particular com alguns jogadores, dentre eles Douglas. É inegável que o nosso sonolento camisa 10 começa a ter lampejos daquele eletrizante meia que jogou pelo Corinthians. Aliás, ele tem até ajudado (ainda que bem de leve) na marcação.

Aliado a isto veio a blindagem do grupo. Renato se nega a criticar, ainda que inidiretamente, qualquer de seus comandados. Trabalha com a idéia de que: quando se ganha, ganham todos; e de que quando se perde, perdem todos.

A coroar tais medidas veio a frase proferida na entrevista coletiva de ontem, onde nosso eterno camisa 7 disse que:No meu time, quem tem que marcar, marca e quem decide pode jogar mais solto. E tem dado certo. Pedir para um jogador que não é da função marcar até a bandeirinha de escanteio não serve. Ele só se desgastará e não terá pernas para criar. Craque joga, carregador de piano marca.”

Ora, isto é básico no futebol. Claro que o futebol moderno exige que todos auxiliem na marcação. Mas não se pode querer que o centroavante exerça a mesma função do volante. Como diz o filósofo: cada um no seu quadrado! E este conceito, por vezes, é esquecido no Grêmio! Afinal, já vimos a valorização de atacantes não pelos gols feitos, mas pelos carrinhos dados junto à bandeirinha de escanteio.

Espero que Renato - que dentre todos os que ali estão é disparado o mais malandro - siga usando sua experiência para ter o grupo sob sue inteiro comando.

Sigamos em frente, tricolor!








4 comentários:

amarante disse...

Muito bem!!!
Renato domina as relações, o que era mais urgente no vestiario do Gremio. Espero que os avanços tecnicos e táticos apareçam tambem.
É impotantissimo que o time mantenha uma sequencia de resultados positivos, ´pois ainda estamos muito perto da zona maldita. Renato que não comece com suas frases de efeito. Isso tira a concentração.
Os resultados são bem melhores que as atuações, mas quem se importa com isso numa hora dessas. Sigamos.

Kbecinha disse...

Baita debate no pós-jogo com reflexo na manha ressaqueada.

O que menos vamos ver com o Renato é o já pedido feijao com arroz. Ele gosta de fortes emocoes e vamos sofrer em cada partida até o final do ano.

Jabba disse...

Eu não era contra a contratação do Renato justamente por entender que o mais urgente era controlar o vestiário e trazer a torcida de volta ao estádio e isso ele está conseguindo fazer.
Mas no plano tático ele me deixa de cabelo em pé, o time tem um buraco no meio campo que faz a zaga e o volante (o coitado do Adilson) correrem que nem loucos e isso acaba se refletindo no cansaço que bate no segundo tempo.
Mas pelo menos ele tem mostrado que ainda tem estrela, pois até os resultado paralelos tem ajudado.

Éder Silveira disse...

Acho que a análise está muito boa. Eu sempre fui a favor da vinda do Renato e o era mesmo sabendo que ele coloca os seus times para jogar para frente. Se quiséssemos aquele velho futebol cagalhão, era só trazer o Celso Roth. Bola pra frente!