sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Complicou! Mas ainda é possível!

Ainda estou de cabeça inchada! Eu sei que tivemos um pênalti escandalosamente não marcado (a mediocridade do apito nacional merece um post a parte!), que jogamos contra o líder do campeonato, que tivemos vontade e que não há nada definitivamente perdido (até porque sempre achei ilusória a chance de título). Sei também que uma hora teríamos que perder e que o nosso grande problema foi começar a recuperação tarde demais.

Porém tem três questões que merecem reflexão.

1) Efetividade

Ontem, tal qual nos jogos contra Flamengo e Internacional, nós tivemos maior posse de bola, maior domínio e maior número de chances. Mas novamente não conseguimos converter tudo isso em gols. E não adianta: no futebol, até segunda ordem, ganha quem acerta mais vezes a bola dentro daqueles arcos que ficam nas extremidades do campo.

Temos que aperfeiçoar as finalizações, pois em jogos difíceis não se pode perder chances.

De outra banda, o Jonas tem que se dar conta que TUDO na vida tem um lado bom e um lado ruim. Se por um lado é ótimo ser atrilheiro do Brasileirão, por outro é imperioso saber que tal condição despertará a atenção dos adversários, que aplicarão cuidados redobrados na marcação. Não adianta ficar olhando para o juiz, para as câmeras ou ficar discutindo com o zagueiro! Tem é que fugir da marcação e se aperfeiçoar mais e mais.

Por fim: só faz gol quem chuta. Pelo segundo jogo seguido chegamos em frente à área e não batemos a gol! O time parece buscar o espaço ideal, a melhor posição, o melhor chutador, etc! Isso até pode ser feito em jogos de menor dificuldade! Mas em briga de cachorro grande, a tese é "abri, bateu!" (D'Alessandro e Conca que digam!).

2) Individualidades.

Time que pretende algo grande na competição, não pode se dar ao luxo de ter a maioria de suas individualidades jogando mal. Um que outro ainda vá lá! Mas três ou quatro, no mesmo jogo, é de matar. Fora o Gabriel - que jogou muito! -, os demais protagonistas do time afundaram, em especial Douglas e Lúcio.

3) A questão que todos pensavam superada.

Sei que o Rockenbach e o Adilson não puderam jogar. Entendo perfeitamente que deve ser triste olhar para o grupo e ver que a única alternativa para a posição é o Ferdinando.

Todavia, como já fora evidenciado em período anterior, Souza e Douglas não podem jogar juntos. A impressão que dá é que se anulam mutuamente. Com ambos em campo, acabamos perdendo em marcação e em armação.

Os professores da bola dizem: futebol é equíbibrio. Disto se conclui que: a) não se faz bom time com apenas onze Dinhos ou onze Romários; b) que não se pode ter mais de um jogador preguiçoso-armador-técnico-criativo no mesmo meio campo.

Lúcio e Douglas vinham se dando bem por causa disso: um é mais técnico, pensador e criador; o outro mais elétrico, de mais correria e vontade. Do equilíbrio destas caracterísitas é que adveio o sucesso da dupla.

Já Souza e Douglas não podem se dar bem, justamente porque possuem características semelhantes, de toque de bola e futebol mais descompromissado. A escalação dos dois juntos onera demais a equipe.

Por fim, considero que o G3 ficou muito difícil, mas não impossível. Ademais, tem a possibilidade de uma zebra na Sulamericana. Já demonstramos que temos time e comando! É só ter um pouco mais de efetividade!

Força, Tricolor!

2 comentários:

amarante disse...

Muito boa leitura do jogo,

Temos padrão de jogo, volume, certo entrosamento e quase nada de objetividade. Falta aquela jogada vertical.

Além disso, precisamos acertar o gol. Embora tenhamos dominado o jogo, o goleiro do fluminense não fez nenhuma defesa. As poucas tentativas não iam no gol e os escanteios voltaram a ser desperdiçados.

Do ponto de vista individual, Souza foi razoável, mas também desconfio que Douglas e Lucio se perdem com a presença dele em campo.
Mas fazer o que??? Ferdinando?? Não sei. Renato priorizou a qualidade, mas a coisa não encaixou e o time perdeu o equilíbrio.

Dois jogos com semana inteira pra treinar e resultados péssimos. Pelo que vi, não aproveitaram pra treinar a pontaria. Além disso, não aprenderam com os erros do grenal.

Kbecinha disse...

Tche, vai ser dificil. A vaga do G4 esta entre 4 times: Gremio, SP, Botafogo e Paranaense.

O SP tem uma tabala mais complicada, Cruzeiro, Corinthians, Flu e Atletico-MG. Enquanto que o Bota e o Paranaense nos encaramos em casa. Se nao descolarmos deles, ganhando dos 2 em casa, passamos na frente.

De resto, temos que secar o Felipao. Tem Independiente e Newell's do outro lado, sem falar na LDU.

Da, mas tem que parar de arretar e meter gol. Jonas cair na real. E esses juiz filhas das puta nao roubarem.