quinta-feira, 26 de março de 2009

Três pontos e um divã

O coadjuvante desta vez foi o Aurora, mas o roteiro parecia ser o mesmo dos jogos contra o Universidad de Chile e Boyaca Chicó: grande volume de jogo e muito desperdício. Ao final, a insegurança causada pela mania do time em tornar difícil o que poderia ser fácil e o consolo pelo grande número de chances criadas.


Em torno de 3 mil brasileiros assistiram ao jogo no estádio Felix Capriles, Cochabamba. A quase totalidade formada por estudantes e trabalhadores que desempenham suas atividades na Bolívia com saudades do Brasil. Representantes de todos os estados cantavam para o Grêmio como uma forma de declarem seu orgulho brasileiro. A “hincha” de Grêmio desta vez mesclou sotaques no alento ao tricolor. Algo inusitado, pois se viam gritando por Grêmio pessoas vestidas com camisas de diversos clubes brasileiros. Além disso, torcedores de Aurora e de Grêmio dividiam a mesma arquibancada de modo pacífico, algo quase impensável na atual conjuntura futebolística. Há de se destacar a cordialidade do povo boliviano que, embora uma ou outra garrafa pet arremessada contra a nossa torcida, portou-se de forma muito respeitosa de modo geral, tanto no estádio como nas ruas da cidade.

Mesmo não sendo tão característica, a torcida do Grêmio no jogo teve papel importante na obtenção da vitória que nos coloca na liderança do grupo. Apesar da falha do goleiro colombiano, o melhor até então no jogo, não se pode dizer que a vitória tricolor foi injusta. O resultado foi fundamental para dar a tranqüilidade necessária à investigação e correção da pouca efetividade do time. Muitas chances, pouquíssimos gols. Essa rotina de insegurança ficou escancarada no desequilíbrio mostrado pelo time logo após o gol dos bolivianos. Ainda há um grau de maturidade a ser atingido, o que é fundamental na constituição de um grupo vencedor.

Pra não dizer que não falamos de Roth, ao comentar a falta de efetividade do time, nosso comandante parece ter engolido uma gravação na qual a explicação fica sempre por conta das “coisas do futebol”. Parece que o futebol transcorre segundo leis próprias, sem muita possibilidade de intervenção humana. Esse determinismo rothiano é uma concepção que enfraquece a própria função de treinador. Não é possível responsabilizarmos sempre o Sobrenatural de Almeida pelos calafrios que desnecessariamente temos passado nessa libertadores. O que fazer talvez não saibamos, mas o bom salário de Roth o obriga a buscar soluções.

Obs: Coluna publicada no Blog do Torcedor do Grêmio da Globo.com, Cristian Bonatto (http://colunas.globoesporte.com/cristianbonatto), pelos intrépidos correspondentes libertadores: Valtinho Gremista, Luiz Fernando e Amarante. Cuja jornada não tive a oportunidade de participar (com uma inveja desgraçada). Parabéns pela vitória sofrida gurizada.

2 comentários:

Luiz Fernando disse...

Valeu, kbecinha!

Em face da altitude (hahaha) e da imensa dificuldade de se acessar a internet na Bolívia (isso é sério), ficou difícil atualizar o nosso blog. Como tínhamos nos comprometido com o BOnnato, demos prioridade ao blog dele. Afinal somos gremistas, e acreditamos que a doação e o trabalho coletivo devem superar as indiviudalidades (dentro do campo e fora dele). Compreendendo esta idéia, tu postaste a matéria, não permitindo que o nosso blog ficasse desatualizado.
Por uma questão de justiça, cumpre frisar que o primeiro texto (pré jogo) foi elaborado e fotografado a seis mãos (Amarante, Luiz Fernando e Válter).Todavia, a coluna aqui postada é obra exclusiva do professor Amarante, que, solidariamente, estendeu sua obra aos demais amigos presentes na viagem.
Agora, é melhorar o psicológico e começar a meter os gols, pois diante de adversários mais qualificados as chances não serão tão frequentes e teremos q matar o jogo em uma ou duas bolas.
abraço

Valtinho Gremista disse...

Parabéns gurizada !!!
Valeu pelo post e link, k-becinha...

A minha participação em Cochabamba foi apenas revisar se o Amarante tinha levado meias Kendall e Vivarina, para acabar com a sina de pé-frio...

Amarante, olhe o que um leitor postou nos comentários do Blog do Torcedor Gremista:

LINDOMAR (PARNAENSE) | sex, 27/03/09 | 09:54
BARALHO, O MELHOR POST DOS CORRESPONDENTES ATÉ AGORA!

TE CUIDA BONATTO, TÃO QUERENDO TE DESBANCAR!

É TU OU ELES QUE MODERAM?