quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Basta!

São 00:40. As buzinas atordoam nossas cabeças. Novamente fomos alijados da festa que dura desde ontem. Andamos melancólicos, quase amargos, sem ter forças para responder às provocações. Nada temos de concreto para o restante do ano, a não ser a nova secação que faremos no distante dezembro.

Nossa rotina tem sido esta! De quase títulos, de ver a festa alheia e, tal qual eles outrora, de criticar o saldo qualificado, o comportamento da imprensa e a sorte (que, como bem sabemos, só acompanha quem tem qualidade).

Chega! A geração destes blogueiros cresceu vendo o Grêmio vencer! Cresceu vendo times de qualidade! Cresceu com o pátrio poder sobre a Libertadores, o Mundial e qualquer outro campeonato que se colocasse na nossa frente, especialmente se a fórmula fosse o mata-mata.

Não há como permanecermos na inércia, esperando a chegada da salvação diretamente dos céus. O modelo absolutista já se foi, embora no tricolor ainda existam cartolas que entendem ser enviados dos deuses, com a missão de guiar eternamente o clube.

De nada adianta xingar os vermelhos, culpar a imprensa, reclamar da tabela ou exercer qualquer outra forma de tapar o sol com a peneira.

A década se foi! E, se ficarmos parados, este outro decêncio que ora se inicia será novamente repleto de frustrações, secações e ausência de títulos.

Nosso Grêmio não merece isso! Algo tem que mudar! E nós torcedores temos, atualmente, a possibilidade de protagonizar esta mudança. Olhemos humildemente para o lado. Eles passaram 26 anos com apenas uma Copa do Brasil, até concluírem que o pensamento mágico não resolveria. Entenderam a necessidade de mudar de rumo e, principlamente, da renovar o quadro de dirigentes.

Agora é nossa vez de refletir e ver que temos que mudar nossas perspectivas. Impossível que no universo de torcedores e cartolas gremistas não existam novos e bons dirigentes, com idéias boas e inovadoras, aptas a elevar o Grêmio ao seu patamar costumeiro: o de sempre campeão!

Dia 11/09 temos eleição para o Conselho. Este órgão deliberativo e fiscalizador é crucial ao bom andamento do clube, bem como ao do seu fim primordial: o futebol.! Vamos analisar as chapas, comparecer e começar a mudança. Ou então permaneçamos de braços cruzados, assistindo incrédulos a esta piada que se tornou o futebol do sul do país.

Vamos pensar com racionalidade! Nenhuma das chapas apresentará apenas bons nomes, de gremistas comprometidos, de conduta ilibada e com prefil de vencedores. Como toda e quallquer instituição, haverá os bons e maus elementos.

Mas, como é próprio da política, as chapas terão visões distintas sobre a participação do sócio, a cláusula de barreira, as categorias de base, etc. Analisemos tais propostas em conjunto com os nomes constantes das nominatas, para verificar se existe razoável lógica entre o que é prometido e a história pessoal de cada um dos candidatos.

Conclamo a todos os sócios que lêem este blog a comparecer à votação, para que posssamos iniciar a mudança, retomar os títulos e voltar a ser o maior clube do garrão da pátria.

A hora é de silêncio e trabalho, para que, o mais breve possível, possamos voltar a festejar!

Vamos, Tricolor!

5 comentários:

adriano disse...

Disse tudo!
É hora de trabalhar para recuperar o tempo perdido. Não podemos mais marcar passo. A eleição é a grande oportunidade de interferirmos nesse processo nefasto ao qual submeteram nosso Gremio. Só assim, nossos dias (e, principalmente, nossas noites) serão melhores.

Gabriel disse...

Coisas objetivas:
a) Koff e Cacalo foram Deuses mas hoje não são mais. Elegeram o Duda e depois sumiram. A torcida que pede a saída do Duda foi a mesma que o elegeu. Disso ninguém fala nada.
b) Paulo Odone que ser presidente de novo por vaidade ou realmente quer ajudar o Grêmio. Ele é candidado a Dep. Estadual. Vai ter tempo de ajudar o Grêmio na medida e na intensidade que merece? Duvido.
c) a chapa de Vicente Martins, Maineri, etc. me parece a com mais tesão de ganhar, de botar o Grêmio no seu lugar.
d) o sócio precisa, urgentemente, saber quem é o lider político de cada chapa ou de cada movimento. Não tem como votar/eleger sem saber isso. Acho que o blog poderia ajudar nessa informação, se possível.
e)chega de apostar tudo na camisa. O primeiro presidente que vier a iludir a torcida com esse papinho (que colava antes, quando os vermelhos não ganhavam nada), de dizer que a camisa é imortal e blá blá blá, não merece ser votado. Isso é papo interno, de motivação interna, mas não mais de movimento politico e de informação pública.
Abraço a todos os tricolores!

Gabriel Boschi

Jésura disse...

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pela reabilitação do blog. Em momentos difíceis como esse, é muito importante para compartilhar a dor e buscar soluções.
Em meus 36 anos de vida, somente há quatro comecei a secar o co-irmão, pois sempre achei que era desnecessário: fomos muito mal acostumados. Hoje sinto na pele a dureza que duas décadas representaram pra eles. Vejo ainda meu afilhado de 9 anos, com o Grêmio entranhado até a alma mesmo sem nunca vê-lo conquistar nada além do Gauchão, ter momentos de oscilação... É uma geração a perigo que sabe da grandeza do nosso clube apenas porque estamos aqui para contar pra eles, uma geração que parece repetir a sina dos morangos com mais de 30 anos. É preciso agir já para que as nossas trajetórias não se invertam dessa forma.

Anônimo disse...

Perfeito! Conheci esse blog procurando exatamente manifestações como essa. É preciso profissionalizar de vez o clube, para com essa bobagem de imortal, copero y peleador e, pq não, copiar o q de bom é feito na beira do lago. Não é vergonha, até pq eles nos copiaram. Votarei com certeza, mas não sei ainda em quem, pq o processo politico é quase segredo de estado.

Éder Silveira disse...

Não poderia imaginar um complemento mais cruel para uma semana como essa do que essa apresentação indescritível contra o Ceará. Foi, pelo que lembro, uma das coisas mais tenebrosas que já testemunhei na vida! Isso, somado a tudo que disseste e muito bem em teu texto, LF, nos coloca em uma obrigação: não permitir que esses Metralhas nos mandem para as profundezas do inferno mais uma vez! Vejo, na grande maioria, um discurso passivo, autocomplacente, pequeno. Algo precisa ser feito e logo! mas o que? Até o estádio a torcida já esvaziou. O desânimo é grande.