segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Avante Tricolor!


Antes do início do jogo do Grêmio contra o Vitória, conversava com o Amarante. Eis que ele me diz algo mais ou menos assim: se hoje, com esse monte de desfalques, o Grêmio ganhar do Vitória, vou precisar me redimir com o Renatão.

Nós, que somos Gremistas, e estou obviamente incluindo o próprio Renato como ficha 1, só queremos uma coisa: o Grêmio com a sua cara, com a sua maneira de jogar futebol e colocando taças no armário. De nada importa que nosso jóquei esteja “acariocado”, como quer a sempre fraca revista Placar. Interessa que antes de gaúcho, o Portaluppi é gremista como todos nós e quer ver o Grêmio em seu lugar de direito. E o Santo sabe o que faz. Jogos como o de hoje dão mostras que há o trabalho do técnico e que ele funciona.

De nada adianta olhar para um triunfo como esse e ponderar sobre a fraqueza do oponente. Muita gente boa deixou pontos importantes por lá, sem contar o fato de nós passarmos um ano inteiro visitando gente fraca e não levando ponto nenhum para casa. De mais a mais, convenhamos: fomos para o campo com uma equipe sub-23. Renato protegeu bem a defesa, povoou o meio-campo e deixou o Jonas de centroavante aipim, enterrado. Chegando para atacar, os laterais e os meias Roberson e Maylson.

Sobre as circunstâncias da partida: o gol de Maylson foi aos 20 min do primeiro tempo e o Grêmio passou por alguns momentos difíceis na partida, vindo a aumentar o placar somente no finalzinho do jogo. Acho que nesse fato está a nossa maior virtude. O Grêmio não sucumbiu à pressão, soube segurar o resultado enquanto foi preciso e Renato soube mexer no time mudando a cara do jogo. A entrada de Clementino Pérola Negra ofereceu uma ótima alternativa de contra-ataque, que acabou virando gol.

Sobre o Jonas, eu que fui criticado há pouco por passar-lhe o sabão, cito os dizeres de nosso ponderado Blogremista Luiz Fernando:

"Jonas não é craque, mas é útil. Todavia tem que saber das suas limitações. Ontem foi irritante! Pô, jogador mediano não tem direito de fomear e tem que saber que a sua condição de artilheiro do brasileiro não advém do seu talento, mas da obra do coletivo. Campanha: JONAS SOLTA ESTA BOLA."

Claro que o LF é contra os meus métodos e fala em campanhas. Acho mais plausível uma tusina de laço, mas vá lá, façamos uma campanha.


Agora vamos para cima do Grêmio Prudente, sem piedade. De pontinhos em pontinhos, vamos ver onde esse Grêmio chegará.

3 comentários:

Alexandre Fragoso disse...

Considerando os inúmeros desfalques (sete ao todo) e o desentrosamento dos que foram para o campo, foi um ótimo resultado. Porém o segundo tempo foi de prender a respiração, tomamos um sufoco do Vitória.
Eu tinha muita paciência com o Fábio Santos e não entendia o motivo da torcida (leia-se social) pegar tanto no pé dele, mas no jogo de sábado ele foi simplesmente irritante.Perdeu bolas infantis na saída de jogo no primeiro tempo e matou outros tantos contra-ataques na segunda etapa. Já o Lúcio voltou muito bem. Acho que o Renato deve escalar ele e o Douglas como meias.

Éder Silveira disse...

Honestamente, Alexandre, o caso de Fábio Santos é um mistério. Entra e sai treinador e ele segue lá, compromentendo a causa. Para mim, depois daquele jogo contra o Cruzeiro, na última LA, ele seria negociado com o primeiro clube que pagasse as suas passagens para longe de Poa.

amarante disse...

Éder,
Tenho que admitir que o Renato esta superando todas as expectativas, até as dele mesmo. Acho que nem ele imaginava esses tão bons resultados. Aliás, os resultados não permitem nem questionar suas escolhas.
Mesmo assim, pra se tornar santo ele tem de conquistar grandes títulos. Aí sim será canonizado. Se isso acontecer, vai ter até igreja pra ele (o templo dos seus fiéis seguidores poderia ser na olavo bilac.)
Sigamos torcendo pra ele que fez história nas 4 linhas agora o faça na área técnica. Com essa boa amostragem da pra ficar otimista.