segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Qual o limite?



Conforme já referi anteriormente, fiz parte do numeroso coro de gremistas que foram contra a contratação de Renato, por temer que o nosso imortal ídolo pudesse, de alguma forma, manchar a sua imagem, tendo em vista o momento que o time atravessava aliado à inércia do corpo diretivo.

Todavia, o eterno camisa 7 veio, tirou o time da zona perigosa, devolveu a auto estima tricolor, montou uma equipe com atitude, raça e vontade. Acima de tudo, fez o time jogar bola! Hoje temos vários destaques individuais, gols de jogadas bem elaboradas e uma defesa consistente.

Com a língua mordida (mas feliz da vida!), o que mais me impressiona no Portaluppi não é a recuperação do Douglas (mais um passe magistral ontem, no primeiro gol!), do Victor (que nem parece aquele arqueiro pós não convocação) e/ou do Rockembak. Tampouco a sua postura ofensiva e aguerrida, sua visão tática ou a colocação do Lúcio no meio.

Na verdade, o que mais me impressiona é que Deu7 sabe exatamente o que pode tirar de cada jogador, em especial daqueles cuja contratação foi por ele indicada. Paulão é tosco! Mas diz , para turma dos adversários habilidosos, quem manda no pedaço (Montillo jogou muito ontem, mas tomou uma três chegadas de respeito, numa espécie de aviso que aquela área não é feita para recreação). Vílson tem se revelado de uma eficiência incrível no meio. Gílson - que já merece a titularidade - vem desmentindo a primeira impressão, dada naquele jogo em Curitiba. E os "subnutridos" têm feito o que se exige dos atacantes: gols! Clementino Pérola Negra é rápido e objetivo, além de folclórico. Viçosa também demonstrou que pode ser útil (o cara tem 20 anos, entra numa fogueira danada, faz um gol e se apresenta para o jogo: merece ao menos respeito!).

É muito cedo para analisar em definitivo qualquer das contratações da era Portaluppi, mas é inegável que a resposta vem sendo mais que boa.

Não obstante todas estas boas notícias, consagradas pela promissora vitória de ontem, hoje a Comebol voltou a admitir o G4. Contudo, prefiro seguir neste ritmo que estamos, pensando no G3, G2 ou G1 (será lícito duvidar do Grêmio atual?). Afinal, o G4 só permanecerá se nenhum dos brasileiros vencer a Sulamericana.

Agora, tudo é grenal. E como dizia nosso querido Jardel: clássico é clássico e vice-versa! Ou seja: não há favoritos! Concentração total é palavra de ordem na Azenha.

Por fim, uma última pergunta que não quer calar: qual o limite do atual Grêmio?


4 comentários:

Éder Silveira disse...

LF. Gostei da tua leitura do jogo e da situação do Grêmio. Apesar daquele amargo safado do Noveletto achar que era bobagem, há um boa chance de termos um G4 no Braisleirão (lembro que a vaga evolvida pela Conmebol é condicionada). Ao contrário de muitos torcedores, gosto de Grenal. Como diz o Santo para a imprensa, nosso campeonato não é o Grenal, mas sabemos que o homem tem fome de carne vermelha.

Kbecinha disse...

Tchê, não gostei da atuação do Rochemback. Se o Adílson precisa de exame de sangue, acho que ele precisa de uma transfusão.

Quanto ao árbitro, P.C. Oliveira, foi um legítimo P.C. e honrou o nome. O não impedimento do "orelhas de abano Paulista", foi tão não impedimento quanto o gol anulado do Jonas. Tentou complicar com a recobrança do pênalti, mas não adiantou.

Discordo de ti quanto aos zagueiros. Temos que contratar 2 de confiança para 2011.

Vamos ver se temos fôlego para libertar a América em 2011. Tô confiante.

Quanto ao Renato, vejam essa matéria, o cara mudou: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2010/10/fotos-autografos-e-cena-de-ciumes-com-renato-no-olimpico.html

Luiz Fernando disse...

Buenas!

Só um esclarecimento: eu também acho que temos que contratar zagueiros (mas daqueles q ue cheguem e vistam a camisa titular). O que eu tentei dizer é que nossa zaga tem surpreendido positivamente (eu esperva bem menos de paulão, vilson e outros, a exceção do Mário F.). Embora ainda não seja o ideal (acho que ainda não é nem o suficiente), não há como negar que o setor defensivo apresente razoável consistência. As alusões do texto levaram em consideraçao não o Grêmio ideal, mas o Grêmio no estado que estava quando Renato chegou.

Kbecinha disse...

Tche, interpretei mal. Concordo contigo que os zagueiros atuais estao razoaveis, principalmente pq nao tem vergonha de dar bago pros lados. Deve-se muito ao Renato, que viu que 3 zagueiros dao 2 e colocou o Vilson como volante/zagueiro.

E se trouxerem zagueiros p/ 2011, sem duvida, tem que chegar, botar a bracadeira de capitao, a bola embaixo do braco e o p... em cima da mesa (desculpem possiveis leitoras).