domingo, 12 de julho de 2009

Avisem o Ronalducho: contra o verdadeiro time gaúcho, a peleia é de verdade!


Os monocromáticos paulistas mais badalados do ano voltaram a Porto Alegre. Desta vez sem DVD motivacional/intimidatório, sem ranso contra abitragem, mas com um adversário ciente da sua limitação e disposto a jogar no limite. O campeão da Copa do Grêmio 2009, talvez com um pouco de ressaca, não viu a cor da bola e levou um sonoro 3 x0 de forma plenamente natural.

O Grêmio fez sua melhor partida no ano. Desta vez podemos dizer: jogamos bem!

A defesa foi impecável, a começar por Vitor que, nas poucas vezes em que foi exigido, mostrou a razão pela qual é o melhor goleiro em atividade no país. A zaga anulou Ronaldo e cia. O gordo, talvez ainda de luto pela recente "viuvez", foi presa fácil para a defesa tricolor. Nossos laterais também foram destaque. O Thiego por auxiliar na solidez defensiva, como bem disse o blogremista Jabba, tão logo terminada a partida. O F. Santos, por sua vez, foi irreconhecível, especialmente no primeiro tempo, onde fez boas jogadas de apoio.

O meio foi o setor principal, com grandes atuações de Souza, Tcheco (finalmente!) e, especialmente, Adilson (este guri tem evoluído muito desde o início da Libertadores!).

O ataque fez o que qualquer ataque tem que fazer: gols! Dizer algo mais é preciosimo carioca; é valorizar a filosofia daqueles que desejam ver show de circo ao invés de futebol.

O bom desempenho em todos os setores é fruto da futebol coletivo apresentado. E aqui entra a principal notícia da tarde de domingo: a mão de Sir P. A. começa a aparecer! O time está mais compacto, mais veloz, valorizando a posse de bola e jogando pelos flancos. E isso é indiscutivelmente mérito do nosso treinador, que começa a justificar sua contratação.

Buenas, isto foi o retrato da tarde! Mas é bom irmos com calma, pois o santo é de barro!

A velha falta de qualidade ainda não nos abandonou. Basta ver os melhores momentos do jogo para perceber que, com qualidade, os 3 tentos marcados teriam se transformado em 5 ou 6. Não vamos cair nesta balela do Mano, de que o Grêmio não fez mais porque respeitou o Corinthians. Não fizemos mais gols por falta de precisão de alguns dos nossos jogadores, que teimam em perder gols de fácil conversão.

Espero que, a partir de agora, "apesar de todos os pesares", o Grêmio encontre o rumo certo, para que, no fim do ano, possamos novamente estar classificados para a LA.

Que venha o Coxa na quarta, pois nossa afirmação no campeonato dos brasileiros passa, necessariamente, por uma vitória fora de casa.

Sigamos torcendo pro Grêmio bebendo vinho!!!

6 comentários:

Kbecinha disse...

Uma pena que a efetividade do ataque e a mão (não só dedo) do Manager tenham aparecido com 2 semanas de atraso. 7 x 1 em 2 partidas. Se jogássemos isso contra Cruzeiro e Estudiantes teríamos levado a Copa. O SE como sempre...

adriano disse...

Fazia tempo que não via o o Gremio jogar tão bem. Contra a Universidad de Chile jogamos bem mas não ganhamos. Ontem jogamos contra um time de boa qualidade e conseguimos ganhar. Graças ao bom aproveitamento do ataque no primeiro tmepo. Depois do primeiro gol fica mais fácil jogar. Nosso problema é que para fazer o primeiro gol era um parto.
Além disso, vi um time correndo mais, com boa aproximação. O jogador com a bola não ficava sozinho, sempre outros apareciam como alternativa. Isso é uma diferença em relação a era Roth.
Pra termos esperança a boa apresentação tem que ter sequencia, principalmente fora de casa. Nossa campanha fora é ridícula: 1 ponto em 12 disputados. Só da pra ficar animado se esse desempenho for revertido.

Valtinho Gremista disse...

Rumo na LA51: "Una gran idea".
Gracias

Jabba disse...

Como fui citado no post, quero esclarecer o meu comentário. Vendo no campo (e com mais calma)o Thiego, apesar de ser ruim que doi, cumpre uma função tática importante (o time joga praticamente com três zagueiros quando se defende, ele fecha o meio quando a bola está na esquerda). Além disso, sei que vou ser apedrejado, mas acho que o Jonas deve ser titular, apesar dos gols que perde, ele dá muito mais opções que o Herrera que só sabe correr para a linha de fundo.

Kbecinha disse...

Jabba, fazendo uma auto-promoção da minha pessoa individual, fiz a sugestão do Thiego na lateral ao Sir P. A., em 13/06/2009, no texto intitulado "O dilema na lateral-direita." Teve um blogremista que criticou duramente, dizendo que a posição ideal do Thiego era longe da Azenha. Agora exijo o teu reconhecimento e o do Manager.

Segue trecho do texto: "Não sou admirador do Thiego ou do Makelele, mas entendo que a escalação de um jogador com características defensivas dará mais segurança à equipe, já que o Ruy apóia mal e defende pior ainda. Especialmente na transição para o esquema 4-4-2, onde um dos meias (Souza, no caso) pode cair pelo setor. Além disso, aprender o que o Ruy tem feito, cruzar da intermediária, não requer nem uma tarde de treinamento."

Valtinho Gremista disse...

Posição ideal do Thiego era e continua sendo longe da Azenha !!!!