sexta-feira, 17 de julho de 2009

Inadmissível!

Era a noite para entrar de vez no campeonato. Após duas boas vitórias no Olímpico, o tricolor buscava os primeiros três pontos fora de casa.

O início não poderia ser melhor: 1 x 0 antes dos quinze minutos de jogo, num gol de qualidade do Jonas, após excelente passe do Fábio Santos (quando ele acerta, temos que elogiar: a banca paga e recebe!). O adversário era fraco e, não obstante nossas limitações, a partida estava sob controle.

Porém - e na nossa recente história sempre tem ocorrido um porém! -, no final do primeiro tempo, o saudoso Marcelinho Paraíba marcou um golaço, num belo chute de fora da área. Naquele momento algumas perguntas massacravam a minha cabeça: se estamos endividados, sem condições para adquirir jogadores mais novos, qual a razão pela qual não contratamos os bons veteranos? Por que "apostar" em Alex Mineiro, Tuta, Marcel, Morales, etc, e não em Marcelinho Paraíba? Afinal, as idades são parecidas e o preço, creio eu, é semelhante. A única diferença é que o atacante do Coritiba tem mais fôlego, chuta de fora da área, cobra faltas com uma perícia ímpar e faz vários gols. Do resto, é tudo farinha do mesmo saco. Será que não temos condições de competir com o Coritiba? Ou será que nosso departamento de futebol entende que, dentre todos os citados, o Marcelinho é o único que não tem mais condições de jogar pelo Grêmio? Confesso que, por pura incompetência, não encontrei uma resposta razoável a tais questionamentos.

No segundo tempo, a lambança geral. O gol deles pode ser encarado como algo normal. O que não pode ser admitido é o modo como o Thiego foi expulso. A torcida até suporta a limitação técnica. Mas exigir tolerância com limitação intelectual é pedir demais à nação gremista! A falta foi na linha de fundo do campo do Coritiba, numa jogada morta, totalmente despretensiosa. O jogador deles vira o braço contra o Thiego, tentando acertá-lo. O que um jogador experiente e malandro deve fazer? Ora, cai no chão, simulando um cotovelaço. O máximo que vai ocorrer é tomar um amarelo por simulação. Mas corre o risco de cavar uma falta e provocar a expulsão do adversário.

É muito amadorismo. O Grêmio tem terminado as partidas com nove jogadores. Explico: é um expulso e mais um (Tcheco ou Alex Mineiro, por exemplo) que "não tem perna" para acompanhar os noventa minutos.

Novamente é hora da direção entrar em ação. Tem que chamar a turma do pavio curto num canto, passar uma bronca geral e aplicar uma multa bem salgada. Afinal: o bolso é o órgão mais sensível do ser humano!

Agora, é esperar o clássico para retomarmos os bons resultados e buscarmos o ingresso no G4, pois LA é obsessão.

Por fim, parabéns ao Estudiantes, que apesar do vermelho e branco, sabe, como poucos, jogar a Copa. Pena que não joguem mais no antigo estádio de La Plata, local de grandes batalhas pela libertação do Continente.

3 comentários:

amarante disse...

Muito bem Dr.!
Há horas estamos perdendo pontos preciosos por consecutivas cagadas, individuais e coletivas. Pra essa do thiego cagada é pouco, foi uma diarréia. Além disso, não é a primeira vez que temos uma falta no fim e no contra-ataque levamos o gol. É um time de velhos e imaturos. Incrível! Nosso time, apesar da idade elevada dos jogadores, é verde e sem malicia.
Mais uma vez tem de ser dito: as avaliações no gremio são desastrosas. O Marcelinho paraíba, que ganha tanto quanto alex mineiro e tcheco, ainda tá em muito boa forma física e técnica. Em nenhum momento os dirigentes demonstraram interesse por ele. Se o jogador está no coritiba, poderia estar no Gremio. Pois é, mas também temos o Orteman.
O alex mineiro só joga um pouco qdo o time esta compacto, com muita aproximação dos meias e laterais. Foi o que aconteceu contra o corintias. Caso contrario, realmente é jogar com
10.
De 15 pontos fora ganhamos 1. Lamentável.

Éder disse...

Salve blogremistas!
O mais interessante é saber que o Paraíba, até onde é possível crer em especulações, esteve interessado em voltar para o Grêmio depois de sua passagem pela Gávea. O que nos estimula é saber que estamos, em função das características de certos jogadores, com um timaço de showbol nas mãos: Orteman, Tcheco, Alex Mineiro e outros pangarés cansados do nosso elenco.
Ainda sobre o elenco: é certo que, caso exista uma oferta do exterior, algum de nossos melhores jogadores vai deixar o Olímpico. Quem deveria ser vendido, Douglas Costa, Vítor ou Réver? Meu palpite: passa o Bruno 2, o Retorno nos pilas antes que os gringos descubram a bolinha que ele joga...

Kbecinha disse...

Nada mais a acrescentar. Não dá para agüentar um bucéfalo desses no time.