sexta-feira, 31 de julho de 2009

Teoria e prática.



Uma das frase que mais me chamou a atenção na chega de Paulo Autuori no Grêmio foi: “não discuto pessoas, discuto conceitos”. A frase é boa, quase professoral, digna de um catedrático futebolístico.

Acho, no entanto, que Autuori pode repensá-la, pois seus conceitos de futebol talvez não sejam possíveis de aplicação com estas pessoas que estão no time. Não adianta ter uma concepção de jogar com a bola no pé, deixar o jogo solto e dinâmico se os jogadores são limitados.

Se o professor admitir nossa falta de qualidade talvez monte uma estratégia de jogar fora de casa pra não perder (temos que admitir que o Roth fazia isso e as vezes dava certo). Quem sai de casa pra jogar bola é time bom. Time ruim primeiro preocupa-se em estancar o ímpeto do adversário truncando o jogo. Na derrota de ontem (mais uma) contra o São Paulo não fizemos uma falta sequer em todo o primeiro tempo. Numa partida em que só se joga bola ganha quem tem mais qualidade, e foi o que aconteceu.

Autuori tem que se convencer que tem um time fraco em suas mãos e repensar seus conceitos. Vou dar a Autuori um conselho que recebi de um blogremista:

Seja menos teórico, professor!!!

3 comentários:

Valtinho Gremista disse...

Parabéns Professor,

Teoria é a primeira coisa que tu mais entendes neste mundo !
E a prática futebolística escancar o seguinte conceito: Nosso time é muito ruim...


SDS Tricolores

Luiz Fernando disse...

Correto, professor!

Queremos um time bom, para podermos jogar bola sem abrir mão da pegada.
Todavia, enquanto tivermos esses jogadores não há se pensar em jogar com qualidade, mas apenas em obter bons resultados com base na raça e aplicação tática. Com esse nosso time, não podemos ir ao Morumbi querer jogar de igual para igual com o SP. TEm que fazer um ferrolho e sair com velocidade para o ataque. Velocidade? Bah, esqueci que tb não temos isso.
O teórico SirPaulo Amarante Autuori terá muito trabalho pela
frente.
abraço

Kbecinha disse...

Enquanto tivermos dirigentes que não entendem bulhufas de futebol teremos essa caricatura de time.

Frases alentadoras do Onofre Meira: "Estamos atentos ao mercado" ou "Só manter os jogadores já é uma contratação". Tá brabo.