sexta-feira, 5 de junho de 2009

Quebrando padrões

Pra quebrar a tradição de que o blogremistas só abriga corneteiros e que só tem post quando o time perde, vou tentar fazer uma análise do jogo de ontem e da situação do time do meu ponto de vista, que nem sempre é muito ortodoxo.
Achei o jogo bem meia boca Mas o resultado foi muito bom. Pelos pontos e ganho de posição na tabela e principalmente pela calma nos próximos dez dias para o técnico poder montar o esquema de sua preferência (4-4-2). Ontem eu percebi algumas melhoras, pelo menos de posicionamento do time, já que infelizmente de qualidade não tem jeito. Acho que com algum tempo o time pode render mais e chegar num nível pelo menos aceitável, como o do ano passado.
Sei que o time tem muitas deficiências, faltam laterais, falta um meia, falta um companheiro pro Maxi, falta principalmente uma direção com vergonha na cara. Mas agora é isso que temos, e é com isso que temos que ganhar a Libertadores. Porque só a Libertadores salva esse ano, e talvez essa e a próxima década. Porque "eles" vão ganhar ou a Copa do Brasil ou o Brasileiro, ou pior ainda, os dois. E nós se não quisermos virar uma nota de rodapé no futebol brasileiro temos que ganhar essa Libertadores, voltar ao cenário mundial.
E não me importo de jogar contra morto, ganhar de qualquer jeito, ganhar roubado ou de W.O. O que interessa é faixa no peito e caneco na estante, o resto é papo-furado para comentarista ter emprego.
Sei que o desânimo anda grande, mas a torcida tem que voltar a empurrar o time. Nos últimos jogos, em especial ontem, o que tenho visto no estádio é uma torcida apagada, morna, que não apoia coisa nenhuma. A Geral se dividiu em duas e nenhuma das duas parece ter a força de antes. A social voltou a ser o espaço da corneta (o Athos ia se sentir em casa), e o pior é que é a corneta é burra, é do tipo que vaia o Souza e aplaude o Herrera.
Mas apesar de tudo, eu acredito na camisa tricolor, não vejo nenhum time nesta Libertadores que seja o Boca de 2007, e como vamos decidir sempre em casa, acredito que se a torcida voltar a apoiar o time, e o time refletir isso em campo, temos chance de levantar esse caneco, que é o que interessa.
Coparemos!!!

7 comentários:

Luiz Fernando disse...

Grande, Jabba!

Primeiramente, quero saudar o teu retorno ao blog!
Eu tb acho q o Autuori vai dar um padrão melhor ao time, em especial com o 4-4-2 e a saída do Rafael M. ( agora é capaz da defesa se acertar).
Mas ainda precisamos de reforços.
Acho q, pós-libertadores, o Joílson deve assumir o lugar do Ruy. E penso q, antes ainda, o JAdilson deveria pegar a vaga o F. SAntos.
O Bonnato fez um comentário interessante sobre o A. Mineiro:ele não faz gols, mas cria jogadas (os dois gols do Souza saíram de passes dele); já o Jonas perde muitos gols e não faz jogadas para os outros.
Gostaria de ver o Douglas um pouco mais de tempos..acho q tem potencial.
Quanto a a divisão da geral, só cabe lamentar!
Por fim: o comportamento da torcida em muito decorre do ótimo momento que vive o outro lado. VEncer a Libertadores significa reequilibrar a gangorra. Não vencer será péssimo, mas tb não será o fim. O RS é, sem dúvida, o mais dialético dos Estados. Ontem, no Cavanhas, falamos sobre isso. Eu estava com a mesma visão pessimista q tu, preocupado que a nossa gangorra quebrasse, e que a relação grenal virasse uma relação tipo Atletico e Cruzeiro. Mas o ADo e o Amarante me convenceram de que isto é praticamente impossível, haja vista o histórico de títulos do Grêmio e a constante "alternância de poder" no futebol gaúcho, cuja sumpremacia se conta, geralmente, por década (uma década para cada time...sendo que o imortal prepoderou nos anos 80 e 90).
abraço

Kbecinha disse...

Sinal de mudanças no ar, o Jabba voltou. Saudações meu churrasqueiro.

Sobre o jogo:

- o time estava capenga, fazia todas as jogadas pelo lado direito, justamente onde está o pior jogador da equipe, Ruy. Nunca vi ele ir a linha de fundo, cruza só da intermediária. Joilson é mais jogador, creio que a expulsão foi excesso de vontade para mostrar serviço ao Manager P.A. Tem que ser chamado para uma conversa. Para a Libertadores, eu inventaria algo, colocaria o Thiego, já jogou na posição e reforça o sistema defensivo num 4-4-2. Por favor, tirem o Ruy, não aguento mais ver ele jogando com a camisa tricolor.
- a meia cancha ainda está confusa, o Souza prende a bola demais e o homem dos passes Tcheco tem que segurar mais nesse esquema. Creio que no 4-4-2 vai acertar.
- a zaga anda batendo um pouco de cabeça, principalmente o Rafael M. Vai sair naturalmente.
- Se o Jadilson deixa uma avenida, o Fábio Santos tem uma avenida a sua frente e não produz nada. Outro que deve sobrar.
- Acho que o ataque para o resto da LA50 está definido, vamos de Alex Mineiro.
- A banca paga, mas recebe. Valeu juizão.

Dá-lhe Prazeres da Carne !!!!!

Unknown disse...

Amigo Tricolor Jaba!!! Sou Amigão do Amarente, Gremistão e anti-colorado...Cara se a nossa voz chegasse ao comando Técnico do Grêmio e eles pelo menos analisassem as nossas Idéias, eu escalaria o Grêmio assim: Vitor, Souza, Léo, Rafael Marques e Jadilson, Rever, Túlio, Tcheco e Douglas Costa, Alex Mineiro e Max Lopes. Pessoal se treinassem este time com Souza na ala e Rever de Primeiro Volante, tenho certeza que ganhariamos em qualidade, tanto na ala direita, como volante e na criação com o garoto....Abração e saudações Tricolores... Eu acho que da...aqui a gente ganha no Grito...

amarante disse...

É isso aí Jabba!!!
Eu to mais preocupado com a defesa do que com o ataque. Precisamos arrumar a cozinha. O sistema defensivo ta muito vulnerál. Um time medonho como o nautico não poderia passar do meio de campo em jogo no olimpico. Teve no minimo tres chances claras de gol. Não dá. Minha esperança na libertadores é fechar a porteira e armar um ferrolho digno da tradição gremista para os jogos fora. Sei que não é do perfil do tecnico, mas acho que primeiro temos que pensar em não perder (ou perder de pouco) pra ter chance em casa. Acho que o 4-4-2 pode dar bons resultados e concordo com o cabecinha em trocar, nesse esquema, o ruy pelo Thiego já que o joilson não joga a libertadores.
Ao Caio quero dizer que não precisa mais se apresentar nesse blog, já é da casa. Mas acho que o sousa na lateral é despedicio. Seu melhor futebol no Gremio está sendo na meia. O Douglas tem que jogar mais tempo pra ver se entrosa porque cada vez que entra tem jogado sozinho. É uma nossa unica opção decente para a meia. Tem que investir no guri, mas não em fase final da libertadores.

MEF disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/default,2537261,Souza-diz-a-imprensa-francesa-que-gostaria-de-voltar-ao-PSG.html

ESTA NOTICIA TENQUE SER ESCLARECIDA,REPASSEM PARA TODA A TORCIDA GREMISTA

Léo NL disse...

Queria sua parceria, seu Blog esta postado no meu, Vlw, Abraços

http://rever5.blogspot.com/

Desculpe qualquer coisa ;)

Jabba disse...

Pelo menos gerei uma certa polêmica eheheh
Agora Thiego em algum lugar que não seja bem longe do Olímpico é pensamento mágico, esse infeliz é muito, mas muito ruim. E colocar o Souza na ala é um desperdício, e o time fica torto. Alias, o Roth fez isso no segundo Grenal do gauchão, o único onde tomamos uma lenha.
Acho que um 4-4-2 com esses mesmos jogadores, saindo o R. Marques e entrando o Tulio já dara mais consistência ao time, aí depois é criar variações, como a entrada do D. Costa no lugar do Tcheco, Joilson, etc.