sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Souza joga!!!



A seqüência de rodadas na liderança fez do Grêmio um clube ainda mais visado. Reconhecendo que tricolor é um clube de chegada, os demais times começaram estudar a fórmula que fez do Grêmio líder do campeonato. Hoje, o 3-5-2 do Celso Roth não surpreende mais e é necessário ter alternativas táticas pra manter a liderança. No palmeiras já se fala que em cinco rodadas superarão o Grêmio. Isso deve estar baseado na crença de que o time tricolor esgotou suas possibilidades.
Os últimos resultados mostraram que temos que sair da mesmice se quisermos alcançar o título. Neste sentido, acho imperiosa a utilização de Souza. Sua entrada vai fazer do Grêmio um time mais criativo. Sua atuação no Grenal da sulamericana não deixou dúvidas de que ele é peça fundamental para o Grêmio ser menos previsível. Até a cabeça blindada do Celso Roth não resistiu às evidências. Nosso treinador já anunciou que Souza jogará contra o vasco. Demorou! Os adversários não terão como tarefa simplesmente anular Tcheco como vinham tentando fazer nos últimos jogos. Com Souza a atribuição de criação se divide, sendo em tese uma dificuldade a mais para os adversários. Dos últimos três insuficientes resultados (flamengo, náutico e eles) o que ficou de positivo foi a forma briosa com que o time atuou até os últimos minutos dos jogos. Isso mostra que a entrega e a união continuam, o que é fundamental para qualquer pretensão. A questão agora é tática e qualitativa. A cereja do bolo não vem. Parece que em vez disso vão trazer uma jabuticaba, o uruguaio Morales. Tenho dúvida se esse centroavante de referencia na área (1m e 96cm) é o que o Grêmio precisa. Sempre pensei que necessitávamos um atacante veloz, do estilo Carlos Eduardo ou Herrera.. Mesmo assim, vale a tentativa. Faltam 16 rodadas.

4 comentários:

Luiz Fernando disse...

Grande, professor!

Novamente concordo contigo.
Apenas para não passar em branco, gostaria de parabenizar nossos reservas. Ser eliminado por "eles" nunca é bom, mas temos que ressaltar os bons resultados que o time de suplentes obteve. Não olvidemos que enfrentamos uma das maiores folhas de pagamento do país , cujo grupo, segundo muitos cronistas, é o melhor do Brasil.
Hoje o comentário era um só: o Inter sempre elimina o Grêmio nos mata-matas (fora o gauchão). Isso é uma parte da verdade (os números confirmam). Mas não podemos esquecer que todos estes aludidos confrontos (grenal do sexo, copa do brasil e sulamericanas) ocorrreram quando estávamos por baixo na gangorra. Nunca pegamos eles quando estamos na supremacia. E isto não é obra do acaso. É porque nós, ainda que estejamos mal, conseguimos, com muita raça e vontade, disputar títulos e partidas importantes (só lembrar da Libertadores do ano passado ou das inúmeras finais que fizemos de Copa do Brasil, com times muito limitados); ao passo q "eles" quando estão mal (ou seja: quase sempre) sequer disputam certames internacionais ou chegam a fases decisivas de campeonatos nacionais. E isso nunca é dito ou lembrado! VCs desculpem o desabafo, mas essa prepotência deles me deixa p. da cara. Mas no fundo eu os entendo: deve ser difícil aceitar que o Grêmio dispute títulos com times médios ou chegue a final da Libertadores com Patrício e Tuta. DEve ser muito difícil, ainda mais quando se sabe q o outor lado precisa se preparar anos a fio para chegar a títulos importantes.
Por fim, tenho q ser coerente: eu ainda quero ganhar a sulamericana, pois todos os títulos são importantes para o tricolor....este pensamento de que certos títulos nada valem não condiz com a nossa história.
Mas essa taça fica para outra. Agora é focar no BRasileiro e buscar a vaga na Libertadores ou , quem sabe, até o título.
Abraço

Anônimo disse...

O jogo treino de ontem valeu para dar ritmo de jogo ao Orteman e para mostrar que o Souza joga muito (tirou "La Chola" para dançar). Também serviu para o Professor Roth satisfazer suas necessidades de inventor (Rudnei de atacante? Cheirou cola!!!!!). De resto, ainda bem que saímos da copinha, torneio que só as namoradinhas do Brasil, Botafogo e outro dão valor. Vamos focar no que interessa, vaga na Libertadores e o título de lambuja (pague 1, leve 2).

Para concluir, aproveito o espaço para lançar a campanha: DIGA NÃO À PIRATARIA!!!! GUARDA CASTELHANA, NÃO TEM ALMA CASTELHANA!!!!!

Luiz Fernando disse...

guarda castelhana? não vi isto? " q se passa?"...mais uma imitação barata daqueles que dizem odiar os hermanos?
abraço

Anônimo disse...

Só não imitaram o nome, Guarda Castelhana é apenas um apelido pejorativo p/ a cópia, não está escrito em lugar nenhum. Compreendeu? NÃO À PIRATARIA!!!!!